Secções
Entrar

Governo francês confirma suspensão do aumento dos combustíveis

04 de dezembro de 2018 às 12:21

"Devemos apaziguar a situação para evitar que se degenere", disse o primeiro-ministro. "Precisamos de dar aos franceses uma razão para recuperar o juízo", disse Philippe.

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, confirmou hoje, durante uma reunião com deputados, uma suspensão do aumento dos impostos sobre os combustíveis, uma grande reivindicação dos "coletes amarelos", disseram à agência de notícias AFP participantes na reunião.

"Devemos apaziguar a situação para evitar que se degenere", disse o primeiro-ministro, que fará uma declaração hoje sobre o assunto na televisão francesa, segundo a mesma fonte.

"A moratória não colocará em questão a ambição da transição ecológica. Um imposto não é uma reforma, mas um meio de reforma", argumentou o chefe de governo.

O anúncio desta baixa nos impostos, que o executivo até agora rejeitou fortemente, acontece depois de três semanas de bloqueios e manifestações violentas em todo o território francês, que culminaram com cenas de tumultos em Paris no sábado.

"Precisamos de dar aos franceses uma razão para recuperar o juízo", disse Philippe.

"O que constatamos nas últimas três semanas?", questionou o primeiro-ministro, de acordo com a fonte.

"Nós vemos surgir na França uma raiva profunda que vem de longe, que há muito tem sido escondida por pudor e orgulho. Agora, é expressada de forma coletiva. A raiva dos franceses que sentem que estão voltados contra uma parede, que trabalham e não querem ser relegados", declarou.

O debate sobre a crise dos "coletes amarelos" na Assembleia Nacional, na quarta-feira, será seguido por uma votação dos deputados que não implicará na responsabilização do Governo, referiu hoje fonte parlamentar à agência de notícias AFP.

Este debate sobre a "tributação ecológica e o seu impacto sobre o poder de compra" será realizado a partir das 15:00 (local, 14:00 horas em Lisboa), em vez da tradicional sessão de perguntas ao Governo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela