Secções
Entrar

GNR apreende mais de 700 quilos de ouriços-do-mar em Viana do Castelo

25 de março de 2021 às 09:27

Segundo aquela força policial, a ação decorreu "no âmbito de uma ação de fiscalização dirigida ao transporte de pescado fresco e de bivalves".

A GNR, através da Unidade de Controlo Costeiro, apreendeu no distrito de Viana do Castelo mais de 700 quilos de ouriços-do-mar, num valor estimado de 3.590 euros, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a GNR de Matosinhos adiantou que daquela ação policial, que ocorreu na quarta-feira, "resultou a identificação de um homem de 50 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por falta de rastreabilidade, infração punível com uma coima que pode ascender aos 25.000 euros".

Segundo aquela força policial, a ação decorreu "no âmbito de uma ação de fiscalização dirigida ao transporte de pescado fresco e de bivalves".

Os militares da Guarda Nacional Republicana "detetaram uma viatura que transportava cerca de 718 quilos de ouriços-do-mar (Paracentrotus lividus), cuja documentação não permitia determinar a sua origem e rastreabilidade, o que pode constituir um perigo para a saúde pública".

Os ouriços-do-mar, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso seja introduzido no consumo, devido à possível contaminação com toxinas".

A GNR reforça a necessidade "do documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela