Secções
Entrar

Francisco Rodrigues dos Santos não será recandidato à liderança do CDS

01 de fevereiro de 2022 às 12:32

Lìder do CDS pediu a demissão depois do pior resultado de sempre em eleições legislativas, que afastou o partido da Assembleia da República.

O presidente demissionário do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, não vai recandidatar-se à liderança, confirmou à Lusa fonte do partido.

No final do ano passado, Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP desde janeiro de 2020, anunciou que seria recandidato no congresso que esteve marcado para novembro, mas foi adiado. Também durante a campanha eleitoral deu indicação que queria voltar a ir a votos.

No entanto, agora "não avança", indicou à Lusa fonte do partido, próxima de Rodrigues dos Santos.

Na sequência de o CDS-PP ter tido no domingo o pior resultado de sempre em eleições legislativas, que afastou o partido da Assembleia da República, o líder anunciou que pediu a demissão.

Questionado na altura sobre uma recandidatura, disse que "o futuro a Deus pertence" e mostrou-se disponível para "ajudar" o CDS "neste recomeço".

Hoje, o eurodeputado Nuno Melo anunciou hoje que será candidato à liderança se conseguir garantir "condições institucionais" para "um caminho novo, unificador", apontando que não abandona o partido "no momento mais difícil da sua história".

"Uma coisa quero garantir: no que de mim depender, o CDS não acaba aqui. Farei um conjunto de contactos para confirmar que há condições institucionais e práticas para que o CDS possa começar um caminho novo, unificador, mobilizador e respeitador", escreveu, na sua página de Facebook.

"Apurando-se esse quadro de normalidade, serei candidato à presidência do CDS no próximo congresso", anunciou o dirigente centrista, referindo que "nunca" virou as costas ao partido e não o abandona "no momento mais difícil da sua história".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela