Secções
Entrar

Fogo em Vila Real avança a grande velocidade

21 de agosto de 2022 às 17:16

Outro incêndio preocupante lavra em Ourém. Portugal encontra-se em situação de alerta até ao dia 23.

O incêndio que teve início na zona da Samardã, serra do Alvão, em Vila Real, "avança a grande velocidade" devido ao vento muito forte que se faz sentir, tendo levado ao corte da Autoestrada 24 (A24).

"Avança com grande velocidade, o vento não está a ajudar os bombeiros e a Proteção Civil na sua contenção", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

Segundo fonte da GNR, devido ao incêndio e por precaução, a A24 foi cortada ao trânsito entre os nós de São Tomé do Castelo e de Vila Pouca de Aguiar, enquanto a Estrada Nacional 2 (EN2), que esteve cortada também devido a este fogo, já reabriu.

O alerta para o incêndio foi dado pelas 07:00, tendo-se verificado "três pontos diferentes de ignição", teve início numa zona de mato, mas também lavra em pinhal e o vento forte que se faz sentir leva à rápida propagação das chamas.

"Estou preocupado, o vento não amaina, a noite aproxima-se e se o incêndio não foi circunscrito durante o dia vamos ter uma noite muito complicada", apontou o presidente.

Segundo Rui Santos, "a prioridade no posicionamento dos homens é junto às aldeias para salvaguardar pessoas e bens".

Na linha do fogo há várias aldeias, como Samardã, Vilarinho da Samardã, Benagouro, tendo já passado a Estrada Nacional 2 (EN2) e o rio Corgo, estando a subir as encostas do outro lado.

Em Vilarinho da Samardã, o fogo esteve muito próximo das casas e também um posto de combustível.

Segundo o `site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção (ANEPC), para o local estavam mobilizados, pelas 16:45, 227 operacionais, 93 viaturas e cinco meios aéreos.

Fogo de Ourém reativou-se ao início da tarde
O incêndio no concelho de Ourém que tinha entrado em resolução no sábado reativou-se ao início da tarde de hoje, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém.

Segundo a mesma fonte, o reacendimento do fogo que deflagrou na sexta-feira, em Carvalhal, ocorreu às 14:30.

No local, estava ao início da manhã de hoje um dispositivo com mais de 300 operacionais e cerca de uma centena de veículos em vigilância face a possíveis reativações.

No sábado, em declarações à Lusa, Jorge Gama, comandante dos bombeiros de Vila Nova da Barquinha ao serviço no CDOS de Santarém, alertou que o rescaldo iria ser demorado.

"Com o aumento da temperatura e o vento, a humidade vai baixar bastante e pode haver alguma reativação", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela