Secções
Entrar

Fogo em Loulé tem duas frentes ativas e levou 53 pessoas a sair de casa

04 de agosto de 2021 às 19:34

O incêndio está a desenvolver-se "numa zona onde há habitações", indica fonte do CDOS.

O incêndio que deflagrou hoje no concelho de Loulé está com duas frentes ativas em zona de mato e vegetação e já levou 53 pessoas de 30 habitações a sair de casa "por precaução", disse fonte da Proteção Civil.

"Neste momento o incêndio tem duas frentes ativas, uma delas a evoluir para sudoeste, é aquela que apresenta maior intensidade, desenvolve-se numa zona de mato, com algumas árvores e vegetação de maior porte e, nesta zona desta frente, continuamos a ter muito difícil acesso e é completamente impossível empenhar máquinas de rasto", afirmou a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Na outra frente, "está a ser feito um reposicionamento de meios apeados para garantir uma maior proximidade às linhas de fogo e a ser feito um combater direto às chamas", referiu a mesma fonte à agência Lusa.

"O incêndio neste momento evolui para locais onde pode ser combatido por meios terrestres e é isso que aguardamos que aconteça, porque sem acessibilidade ao local não conseguimos fazer o combate", justificou a fonte do CDOS.

Às 18:30 estava a combater as chamas um dispositivo de "72 veículos, 226 operacionais e seis meios aéreos".

Questionado sobre se havia habitações em risco, a fonte respondeu que o incêndio se "desenvolve numa zona onde há habitações" e que a "GNR informou a população de que poderia ser necessário evacuar" as suas residências.

"Com esta informação, voluntariamente, a população tomou a medida preventiva de abandonar as habitações e foram para casas de familiares e amigos", acrescentou, quantificando os afetados em "53 pessoas de 30 habitações", das localidades de Apra (três habitações), Amendoeira (25) e Pedragosa (duas).

Apesar de se sentir algum vento no local, "não é nada de excecional" e está "prevista uma diminuição da intensidade", condições que podem favorecer o trabalho dos bombeiros, sublinhou.

"Esperamos que o incêndio evolua para zonas onde pode haver o combate, para ver ser conseguimos dominar este incêndio", afirmou ainda a fonte do CDOS de Faro.

O alerta para o incêndio foi dado às 13:46.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela