Secções
Entrar

Federação e Liga espanhola apoiam investigação sobre corrupção

28 de maio de 2019 às 13:30

Vice-presidente da Liga que gere o futebol espanhol destacou o "trabalho magnífico" que está a ser desenvolvido "em áreas como a corrupção no desporto e o branqueamento de capitais".

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) condenou hoje a corrupção no desporto e manifestou disponibilidade para colaborar com a polícia, que hoje deteve vários jogadores e dirigentes por suspeita de manipulação de resultados.

Ana Muñoz, vice-presidente da RFEF, ofereceu "total colaboração à polícia nacional espanhola", que durante a manhã deteve vários jogadores da primeira e segunda liga espanhola, suspeitos de terem criado uma organização para manipular os resultados de jogos e obter benefícios em apostas.

A vice-presidente do organismo que gere o futebol espanhol destacou o "trabalho magnífico" que a Unidade de Delinquência Especializada e Violenta "está a desenvolver em áreas como a corrupção no desporto e o branqueamento de capitais".

O presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, lembrou que a investigação policial hoje iniciada resulta de uma queixa do organismo que lidera e que é responsável pelas competições profissionais de futebol em Espanha.

"Trabalhamos nisto há muito tempo, há mais de um ano", disse Tebas, invocando o sigilo da investigação para não adiantar mais pormenores.

Um dos detidos, o ex-jogador doReal MadridRaúl Bravo, seria o cabecilha desta organização criminosa, tendo ainda sido detidos Borja Fernández, do Valladolid, Ínigo López, jogador do Deportivo, Samuel Saiz, jogador do Getafe, por empréstimo do Leeds, e Carlos Aranda, ex-jogador de várias equipas da primeira divisão.

Também foram detidos pela polícia Agustín Lasaosa, presidente do Huesca, clube que nos anos 90 foi liderado por Tebas, e no qual alinha o defesa português Luisinho, e Juan Carlos Galindo Lanuza, chefe dos serviços médicos do mesmo clube.

A polícia espanhola começou esta operação desde as primeiras horas da manhã, a partir de uma denúncia que, segundo a EFE, foi apresentada em maio de 2018, sobre a manipulação de resultados num jogo, no final da última temporada desportiva.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela