Exército sírio conquista mais uma zona em Aleppo
O exército sírio e os seus aliados recuperaram esta noite mais um zona rebelde em Aleppo, na sua vasta ofensiva para retomar o controlo total da segunda maior cidade da Síria
O exército sírio e os seus aliados recuperaram esta noite mais um zona rebelde em Aleppo, na sua vasta ofensiva para retomar o controlo total da segunda maior cidade da Síria, informou uma organização não-governamental.
Depois da tomada do bairro de Tariq al-Bab, o regime de Damasco já controlava cerca de 60% do território que os oposicionistas do Presidente Bashar al-Assad controlavam desde 2012, na parte leste da segunda maior cidade síria, indicou o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH).
Na noite de sexta-feira, as forças do regime sírio já tinham recuperaram o controlo de metade dos bairros que eram controlados pelos rebeldes na cidade de Aleppo, ao fim de duas semanas de uma ofensiva destruidora, segundo o OSDH.
O regime, que procura recuperar a totalidade de Aleppo, lançou em 15 de Novembro uma nova ofensiva de grande envergadura, com a ajuda de combatentes estrangeiros e o apoio táctico do seu aliado russo, para expulsar os rebeldes dos bairros do leste da cidade, cercados há quatro meses.
Principal foco do conflito sírio, que já provocou mais de 300 mil mortes em mais de cinco anos, a cidade de Aleppo está dividida desde 2012, com os rebeldes a controlarem a parte oriental e o regime a restante.
Apesar da reprovação dos ocidentais, o regime submeteu Aleppo a um dilúvio de fogo, com ataques aéreos, lançamento de barris de explosivos e disparos de obuses quase em permanência, que provocaram destruições fortes e a fuga de cerca de 50 mil dos 250 mil habitantes da cidade, segundo o OSDH.
Edições do Dia
Boas leituras!