Secções
Entrar

Erdogan: turcos provaram "forte desejo para a unidade"

02 de novembro de 2015 às 09:30

Partido da Justiça e Desenvolvimento alcançou a maioria parlamentar nas eleições de domingo

Os turcos votaram pela "unidade e integridade" nas eleições de domingo, disse o presidente Recep Tayyip Erdogan, após o seu Partido da Justiça e Desenvolvimento ter alcançado a maioria parlamentar.

"O nosso povo mostrou de uma forma muito clara na eleição de domingo que prefere acção e desenvolvimento à controvérsia", afirmou, em comunicado.

Os eleitores "têm dado provas do seu forte desejo para a unidade e a integridade" na Turquia, adiantou.

O Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), liderado por Erdogan venceu as eleições legislativas de hoje na Turquia e garantiu a maioria absoluta no Parlamento, obtendo 315 dos 550 deputados, com 49,4% dos votos.

Segundo os dados oficiais, o Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata) ficou em segundo lugar, com 24,5% dos votos, seguido pelo Partido da Acção Nacionalista (MHP, direita), com cerca de 12%, ambos muito abaixo do que obtiveram nas eleições de 7 de Junho.

O Partido Democrático dos Povos (HDP, pró-curdo) conseguiu, à justa, eleger deputados, ao obter 10,4% dos votos, mais quatro pontos percentuais que o mínimo necessário para chegar à assembleia nacional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela