Secções
Entrar

Enfermeiros de Medicina III do Garcia de Orta pedem escusa de responsabilidade

Lusa 13 de março de 2023 às 12:51

Serviço encontra-se com "défice grave de recursos humanos, com a totalidade do serviço ocupado e doentes em maca nos corredores".

A equipa de enfermagem do Serviço de Medicina III do Hospital Garcia de Orta, em Almada, pediu exclusão de responsabilidade por falta de profissionais para assegurar a qualidade e segurança dos cuidados, anunciou hoje a Ordem dos Enfermeiros.

Segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE), o documento é assinado por 24 enfermeiros, toda a equipa em funções neste serviço, que denunciam "a situação em que o serviço se encontra, com défice grave de recursos humanos, com a totalidade do serviço ocupado e doentes em maca nos corredores".

"A equipa de enfermagem afeta ao Serviço de Medicina III não consegue, neste momento, assegurar a prestação de cuidados durante todo o período de funcionamento sem que isso represente um aumento significativo do trabalho suplementar", sublinha a OE em comunicado, adiantando que "só desta forma se tem conseguido assegurar a dotação de uma equipa onde faltam, pelo menos, oito enfermeiros".

A Ordem dos Enfermeiros refere em comunicado que alertou no final de fevereiro o Ministério da Saúde, bem como o Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, para a falta de recursos de enfermagem necessários ao cumprimento das regras de segurança e qualidade dos cuidados prestados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela