Secções
Entrar

Embaixador russo em Londres escreve a polícia envenenado

24 de março de 2018 às 11:48

"Fique certo de que a Rússia não é em nada responsável por este lamentável acontecimento", frisa diplomata.

O embaixador russo no Reino Unido escreveu uma carta ao polícia contaminado pelo gás neurotóxico utilizado contra o ex-espião duplo russo Sergueï Skripal, agradecendo-lhe a sua coragem e reiterando a inocência da Rússia neste caso.

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Na carta, publicada na sexta-feira na conta da rede social Twitter da embaixada da Rússia no Reino Unido, o diplomata, Alexandre Iakovenko, deseja "o rápido restabelecimento" do polícia Nick Bailey, que deixou na quinta-feira o hospital após duas semanas de internamento, e o de Sergueï Skripal e da filha, Yulia.

"Queria expressar-lhe a minha sincera gratidão pela coragem de que deu provas quando reagiu ao ataque contra os dois cidadãos russos", escreveu o embaixador.

Nick Bailey sofreu os efeitos do gás neurotóxico ao prestar socorro a Skripal e à filha.

"Fique certo de que a Rússia não é em nada responsável por este lamentável acontecimento e que está disposta a cooperar com as autoridades britânicas", acrescentou Iakovenko.

Skripal, de 66 anos, e a filha, de 33, continuam hospitalizados em estado crítico mas estável, desde que inalaram, a 4 de Março, em Salisbury, no sudoeste de Inglaterra, onde residem, um gás neurotóxico chamado Novichok, de fabrico russo, segundo as autoridades britânicas.

O envenenamento de Sergueï Skripal desencadeou uma grave crise nas relações já glaciais entre Moscovo e o Ocidente e foi seguido da expulsão de 23 diplomatas russos de território britânico e do congelamento das relações bilaterais.

A Rússia, que clama inocência, anunciou como represália a expulsão de diplomatas britânicos do seu território e pôs fim às atividades do British Council no país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela