Secções
Entrar

Eletrificação tem limites e Portugal quer ser produtor de hidrogénio verde

Lusa 07 de dezembro de 2022 às 19:31

Conforme apontou Duarte Cordeiro, a simplificação do licenciamento do hidrogénio verde, uma das medidas previstas no projeto hoje apresentado, vai acelerar esta transformação em Portugal.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática defendeu esta quarta-feira, em Setúbal, que a eletrificação tem limites e que Portugal quer ser produtor de hidrogénio verde e não apenas utilizador, assinalando o contributo do projeto Ambiente+Simples.

Tiago Petinga/LUSA

"A eletrificação tem limites e temos que ter uma estratégia de resposta no que diz respeito à produção de gases renováveis, que permitam substituir os gases com impactos ambientais", afirmou Duarte Cordeiro, que falava na apresentação do primeiro pacote da Reforma dos Licenciamentos -- Ambiente+Simples, em Alcochete, Setúbal.

O governante vincou que Portugal quer ser produtor de gases renováveis, como hidrogénio verde, e não apenas utilizador, sublinhando o contributo do projeto Ambiente+Simples para este objetivo.

Conforme apontou, a simplificação do licenciamento do hidrogénio verde, uma das medidas previstas no projeto hoje apresentado, vai acelerar esta transformação em Portugal.

O Conselho de Ministros aprovou hoje o início da reforma e simplificação dos licenciamentos ambientais, eliminando autorizações, procedimentos e licenças.

Com este diploma, o executivo pretende simplificar a atividade das empresas e incentivar o investimento, reduzindo os encargos administrativos e os custos.

Ainda assim, conforme ressalvou, tal acontecerá sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção ambiental.

Neste sentido, a Administração Pública passará a ter "um enfoque especial na fiscalização, exigindo-se maior corresponsabilização e autocontrolo por parte dos operadores económicos".

Duarte Cordeiro destacou também a simplificação no que se refere à utilização das águas recicladas, "sem comprometer a saúde ou o ambiente", lembrando que 2022 foi o terceiro pior ano de seca desde 1931.

O ministro recordou o objetivo estratégico de aproveitar 10% de todas as águas das ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) até 2025 e de 20% até 2030.

"Sabemos que não vamos contar, no futuro, com a mesma água que temos hoje. Cada dia que chove é um dia em que sou feliz. É bom para a agricultura, natureza, para as reservas que temos e também para a energia, mas também temos que apostar em alternativas", sublinhou.

Durante a sua intervenção, o governante destacou ainda o solar como "uma grande aposta" do Governo.

"Hoje temos 16 gigawatts de capacidade instalada no país, 45% diz respeito a barragens, 35% a eólica e só 15% ao solar. Nós temos um país com muito sol, temos que acelerar o solar", acrescentou.

Na mesma sessão, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, defendeu que o pacote legislativo hoje apresentado é resultado de um "processo muito transparente", que classificou como "um exemplo da democracia a funcionar", aludindo ao processo de consulta pública, que contou com cerca de 250 contributos.

Campolargo reconheceu que a consulta pública permitiu fazer um "exercício de maturação" do projeto e garantiu que o Governo teve sempre o objetivo de reduzir os encargos administrativos, sem pôr em causa os valores e exigências ambientais.

A eliminação da renovação da licença ambiental, a criação de um reporte ambiental único e o fim da obrigação dos edifícios terem instalações de gás estão entre as medidas da reforma de licenciamentos que hoje foi divulgada.

Este é o primeiro pacote de simplificação de licenciamentos, a que se seguirão outros setores como o urbanismo, o comércio e a indústria.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela