Secções
Entrar

Detido amigo de 16 anos do atacante de Munique

24 de julho de 2016 às 23:45

Jovem afegão amigo do atirador de Munique teria conhecimento do plano. Trata-se da primeira detenção nesta investigação da polícia, na sequência do tiroteio levado a cabo pelo jovem alemão-iraniano na sexta-feira e que matou nove pessoas


    • O atirador tinha em casa documentação sobre outros episódios de caos do género, e chegou a visitar um dos locais deste tipo de tragédias. O ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, confirmou este domingo, em declarações à emissora regional BR, a obsessão do jovem de 18 anos, "há muito tempo", por este tipo de matanças sangrentas, como a protagonizada pelo norueguês Anders Behring Breivik.

      O rapaz, que se suicidou depois de protagonizar um tiroteio num centro comercial em Munique, visitou a localidade de Winnenden, no sudoeste da Alemanha, onde um outro jovem de 17 anos, Tim Kretschmer, assassinou 15 pessoas do seu antigo colégio em 2009.

      O autor do tiroteio em Munique teria descarregado da Internet textos sobre Breivik, que há cinco anos realizou um duplo atentado que resultou em 77 mortes na Noruega.

      A procuradoria alemã informou também durante este domingo que o jovem de 18 anos estava em tratamento psiquiátrico por ansiedade e depressão e tinha medicamentos em casa, mas ainda não se sabe se estava a tomá-los.

      O autor do ataque de Munique não teria escolhido as suas vítimas, declarou o procurador chefe Thomas Steinkraus-Koch.

      O jovem estaria a preparar o ataque desde há um ano, revelou também o chefe do escritório de investigação criminal da Bavária, Robert Heimberger.

      Heimberger disse ainda que o pai do rapaz responsável pelo tiroteio em Munique reconheceu o filho pelas imagens divulgadas na Internet e avisou as autoridades.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela