Secções
Entrar

Criadas nanopartículas inteligentes que matam células cancerígenas

24 de outubro de 2017 às 21:31

Cientistas de Surrey desenvolveram "nano-partículas inteligentes", que aquecem o suficiente para matar células cancerígenas, mas não prejudicam outros tecidos.

Cientistas da Universidade de Surrey, Reino Unido, desenvolveram "nano-partículas inteligentes", que aquecem o suficiente para matar células cancerígenas, mas que se autor-regulam e arrefecem sem prejudicar outros tecidos.

As novas nano-partículas podem ser usadas em breve como parte da termo-terapia no tratamento de pessoas com cancro, segundo um estudo publicado na revista científica Nanoscale.

A termo-terapia tem sido usada para o tratamento do cancro mas é uma técnica complicada, não sendo fácil tratar as pessoas sem provocar danos noutras células. As células tumorais podem ser enfraquecidas ou mortas sem afectar os restantes tecidos se a temperatura for controlada com precisão entre os 42 e os 45 graus.

Cientistas do Instituto de Tecnologia Avançada da Universidade de Surrey, em conjunto com outros cientistas da Universidade de Tecnologia de Dalian, na China, criaram as nano-partículas agora apresentadas e que quando implantadas numa sessão de termo-terapia podem induzir temperaturas até 45 graus.

Alem de serem autor-reguláveis, as nano-partículas também são de baixa toxicidade e não deverão causar danos permanentes no corpo humano.

Ravi Silva, responsável do Instituto de Tecnologia Avançada, disse que este método pode evitar os efeitos secundários graves de outros tratamentos.

"É um desenvolvimento muito emocionante", disse, referindo-se às possibilidades de tratamento com as nano-partículas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela