Secções
Entrar

Covid-19: UEFA vai permitir adeptos na Supertaça Europeia de Budapeste

25 de agosto de 2020 às 15:10

O estádio Puskas tem capacidade para 65.000 pessoas, pelo que a lotação para este ensaio pouco ultrapassará as 20.000.

A UEFA anunciou hoje que vai testar o regresso dos espetadores aos estádios de futebol na Supertaça Europeia de Budapeste, limitando a lotação a 30% da capacidade do estádio, enquanto mantém as portas fechadas para os restantes encontros internacionais.

"Enquanto tem sido importante mostrar que o futebol pode prosseguir mesmo em tempos difíceis, sem adeptos, a modalidade perdeu parte da sua essência. Esperamos utilizar a Supertaça Europeia, em Budapeste, como um teste que possa permitir o regresso gradual dos adeptos aos nossos jogos", disse presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

O desafio que vai opor o Bayern de Munique, campeão da Europa, ao Sevilha, vencedor da Liga Europa, está marcado para 24 de setembro, será o primeiro com público desde o início da pandemia no Continente e vai servir para ser estudado o impacto dos espetadores no Protocolo Regresso a Jogo da UEFA.

"Estamos a trabalhar em conjunto e de forma próxima com a federação e o governo húngaros para implementar medidas que garantam a saúde de todos os envolvidos no jogo. Não vamos colocar em risco a segurança das pessoas", acrescentou o dirigente.

O estádio Puskas tem capacidade para 65.000 pessoas, pelo que a lotação para este ensaio pouco ultrapassará as 20.000.

A Hungria foi um dos primeiros países europeus a permitir que os adeptos voltassem aos estádios para os jogos do campeonato, o que aconteceu a partir de meados de junho.

O Comité Executivo da UEFA confirmou que, "até ordem em contrário", todos os outros encontros internacionais serão disputados à portra fechada.

Estas decisões vêm no seguimento da reunião consultiva que a UEFA realizou com as 55 federações-membro, em 19 de agosto último.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 813 mil mortos e infetou mais de 23,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela