Secções
Entrar

Covid-19: Ourém contabilizou 531 infetados em lares em um mês

01 de fevereiro de 2021 às 22:30

O município de Ourém, no distrito de Santarém, contabilizou 531 funcionários e utentes de lares infetados com SARS-CoV-2 no mês de janeiro.

O município de Ourém, no distrito de Santarém, contabilizou 531 funcionários e utentes de lares infetados com SARS-CoV-2 no mês de janeiro, foi hoje anunciado.

Segundo dados apresentados hoje pela proteção civil do concelho durante a reunião de Câmara, em 17 instituições de respostas sociais registaram-se 531 casos de covid-19, dos quais 28 resultaram em óbitos.

Às 10:40 de hoje, o município de Ourém contabilizava 2.769 infetados desde o início da pandemia, dos quais 1.590 foram dados como recuperados. Há 59 óbitos e 1.120 casos ativos, informou o coordenador da proteção civil, Miguel Freire.

O responsável referiu que, entre o dia 19 de março e 30 de setembro de 2020, o concelho tinha 176 casos confirmados, o que dava uma média de 0,9 por dia.

Entre 01 de outubro e 31 de dezembro, Ourém contabilizava 990 casos positivos, aumentando para uma média de 11 por dia.

Só durante o mês de janeiro, o concelho registou 1.603 casos, ou seja, 51 por dia. "Destes, 559 registaram-se em equipamentos sociais. O aumento de casos tem relação direta com as respostas sociais, o que aumenta as nossas preocupações e nos consume mais recursos", referiu Miguel Freire.

Em Ourém, já foram vacinados cerca de 3.000 utentes e funcionários de 49 estruturas sociais, informou ainda.

"Em algumas instituições não foi possível realizar a vacinação devido a surtos. Esta semana iremos avançar com a segunda dose, que poderá não ser dada também por haver surtos", explicou Miguel Freire.

O presidente da Câmara, Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS-PP Ourém Sempre), revelou ainda que se reuniu hoje com as autoridades de saúde para delinear a estratégia para a segunda fase da vacinação, que pretende que arranque no dia 10.

O concelho de Ourém tem cerca de 40 mil habitantes.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.757 pessoas dos 726.321 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela