Secções
Entrar

Costa reunido em São Bento com os seus ministros desde o final da tarde

Lusa 07 de novembro de 2023 às 19:28

Encontro começou depois de ter anunciado a sua demissão. "Está reunido com os ministros praticamente todos", indica fonte do Governo.

O primeiro-ministro, António Costa, está reunido com os seus ministros desde o fim da tarde de hoje, em São Bento, após ter apresentado a sua demissão ao Presidente da República, disse à agência Lusa fonte oficial do executivo.

José Sena Goulão/Lusa

"Está reunido com os ministros praticamente todos", adiantou a mesma fonte do Governo.

Numa comunicação ao país, ao início da tarde, o primeiro-ministro anunciou que apresentou a sua demissão ao Presidente da República, que Marcelo Rebelo de Sousa já aceitou, após o Ministério Público revelar que é alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio.

Adiantou, também, que em caso de eleições legislativas antecipadas, não se irá recandidatar às funções de primeiro-ministro.

Perante os jornalistas, o primeiro-ministro afirmou: "Como sempre, confio totalmente na justiça e no seu funcionamento - a justiça que servi ao longo de toda a minha vida e cuja independência sempre defendi. Porém, é meu entendimento que a dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeição sobre a sua integridade, a sua boa conduta e, menos ainda, com a suspeita da prática de qualquer ato criminal".

"Por isso, nesta circunstância, obviamente, apresentei a minha demissão a sua excelência o senhor Presidente da República", declarou.

"Obviamente, estou totalmente disponível para colaborar com a justiça em tudo o que entenda necessário para apurar a toda verdade, seja sobre que matéria for. Quero dizer olhos nos olhos aos portugueses que não me pesa na consciência a prática de qualquer ato ilícito, ou sequer de qualquer ato censurável", acrescentou. 

Esta comunicação ao país de António Costa, a partir da residência oficial do primeiro-ministro, aconteceu também na sequência de buscas em São Bento, visando o seu chefe de gabinete, Vítor Escária, e membros do seu Governo.

António Costa apresentou a demissão ao fim de quase oito anos em funções como primeiro-ministro, cargo para o qual foi empossado em 26 de novembro de 2015 pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela