Secções
Entrar

Coronavírus: Bruxelas pede aos países da UE para apoiarem a economia

02 de março de 2020 às 16:35

"Devemos estar preparados para utilizar os instrumentos que há para fazer face a esta situação", afirmou o comissário europeu para a Economia.

O comissário europeu para a Economia, Paolo Gentiloni, apelou hoje aos países da União Europeia (UE) para apoiarem a economia, fragilizada pelo novo coronavírus.

"Devemos estar preparados para utilizar os instrumentos que há para fazer face a esta situação", afirmou, defendendo "uma resposta orçamental coordenada dos países europeus".

Essa resposta "deve ocorrer no momento certo, nem demasiado cedo nem muito tarde", afirmou. A Alemanha e a Holanda estão entre os países da zona euro que têm uma margem orçamental confortável.

Hoje, os ministros das Finanças dos 19 países da zona euro têm uma reunião por telefone para analisar a situação e discutir as primeiras medidas de emergência, como assegurar liquidez às empresas.

Terão igualmente uma primeira discussão sobre a agenda da reunião de 16 de março, em Bruxelas, a propósito dessa "resposta orçamental coordenada".

Questionado sobre Itália, que quer maior flexibilidade da Comissão Europeia sobre as regras orçamentais que lhe são aplicadas, o comissário manifestou disponibilidade.

"Vamos ver (...) com espírito de solidariedade e de compreensão da situação", afirmou. Um porta-voz da Comissão Europeia precisou que até agora Roma ainda não apresentou qualquer pedido oficial.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela