Secções
Entrar

Começa hoje o desconfinamento a "conta-gotas", ainda sem testes nas escolas

15 de março de 2021 às 07:35

A partir desta segunda reabre o comércio ao postigo, cabeleireiros, livrarias, comércio automóvel, mediação imobiliária e bibliotecas. Além de creches e escolas de 1º ciclo.

O Governo anunciou na quinta-feira as medidas de desconfinamento que vão vigorar entre 15 de março e 3 de maio, um processo gradual e que será sujeito a apreciação quinzenal em função da avaliação do risco da pandemia de covid-19. Começa esta segunda-feira esse processo de desconfinamento com a abertura de creches e escolas para o primeiro ciclo. No entanto, os testes rápidos para a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) só entram em vigor na terça-feira.

Considerado pelo primeiro-ministro, António Costa, como um desconfinamento a "conta-gotas", o plano, apresentado após reunião do Conselho de Ministros, mantém o dever geral de confinamento até à Páscoa.

As medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os "120 novos casos [de infeção] por dia por 100 mil habitantes a 14 dias" ou sempre que o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapasse o 1.

Este plano de desconfinamento do país foi apresentado no dia em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou, pela décima terceira vez, a renovação do estado de emergência por mais quinze dias, até 31 de março, para permitir medidas de contenção da covid-19.

O que abre hoje
Nesta data, reabrem as creches, o ensino pré-escolar e as escolas do primeiro ciclo, assim como as atividades de tempos livres (ATL) para as mesmas idades.

O comércio ao postigo é autorizado e podem reabrir os cabeleireiros, as manicures e estabelecimentos similares, assim como as livrarias, o comércio automóvel, a mediação imobiliária, as bibliotecas e arquivos.

A permanência em parques, jardins, espaços verdes e espaços de lazer deixa de ser proibida, o que quer dizer que o acesso aos bancos de jardim deixa de estar vedado, se bem que os autarcas podem ainda decidir fechar este espaço caso se verifiquem aglomerações.

É ainda levantada a proibição das deslocações para fora do território continental, embora o controlo de fronteiras terrestre e fluvial permaneça.

Com Lusa

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela