Secções
Entrar

Coimbra é a universidade portuguesa mais sustentável e a 26.ª do mundo

27 de abril de 2022 às 19:40

A Universidade de Coimbra alcançou um resultado total de 94,1 pontos em 100 possíveis, sendo "a instituição com um melhor desempenho global em Portugal".

A Universidade de Coimbra (UC) foi considerada, pelo terceiro ano consecutivo, a instituição portuguesa de ensino superior mais sustentável, ocupando ainda o 26.º lugar a nível mundial entre 1.406 entidades, segundo um ranking internacional hoje divulgado.

De acordo com os resultados do The Times Higher Education Impact Rankings 2022, que analisa o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a Universidade de Coimbra alcançou um resultado total de 94,1 pontos em 100 possíveis, sendo "a instituição com um melhor desempenho global em Portugal" no cumprimento daquelas metas da ONU, referiu a UC, em comunicado enviado à agência Lusa.

No índice ODS-9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas, a UC "é a quarta melhor do mundo", tendo neste índice - que valoriza o papel das universidades na promoção da inovação e na satisfação das necessidades da indústria -- obtido a sua melhor classificação (99,9 pontos em 100 possíveis).

"Para este resultado foi fundamental o número de 'spin-offs universitárias' criadas desde o ano de 2000 (113), a capacidade da universidade de gerar novas receitas de investigação a partir da indústria e comércio (cerca de 55 milhões de euros), o número de patentes que referem investigação conduzida pela universidade e o volume de investigação desenvolvida pela instituição que demonstra ser relevante para a indústria, inovação e infraestruturas".

Adianta que na passada edição do ranking, em 2021, a UC "já se tinha destacado" no cumprimento do ODS-9, tendo então "alcançado a 13.ª posição a nível mundial".

Já no objetivo 2 (Erradicar a Fome), a UC ocupa a 12.ª posição mundial: "As campanhas de combate ao desperdício alimentar, a existência do menu social (a preços acessíveis) nas cantinas, a criação de projetos de investigação relacionados com a pesca sustentável ou a iniciativa de voluntariado para entrega de refeições a estudantes em isolamento foram alguns das ações valorizadas neste indicador".

A Universidade de Coimbra ficou ainda na 36.ª posição mundial no índice ODS-16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), classificação para a qual contribuíram, de acordo com o comunicado, "fatores como o apoio financeiro da instituição à Associação Académica de Coimbra, a existência de políticas para a promoção da liberdade académica, a existência de plano de prevenção de riscos de gestão e de corrupção ou a colaboração ativa com órgãos de governo".

"É com enorme satisfação e sentido de responsabilidade que vemos a Universidade de Coimbra ser reconhecida, novamente, como uma das universidades do mundo com maior sucesso no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", declarou, citado na nota, o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

"Esta distinção, a nível mundial, pelo trabalho desenvolvido na promoção da inovação e, também, pela satisfação das necessidades da indústria, demonstra o compromisso da UC em atingir uma produção de conhecimento com elevado impacto para a sociedade, com contributos reais para dar resposta aos desafios societais", sustentou.

O The Times Higher Education Impact Rankings tem como objetivo medir o sucesso global das instituições de ensino superior no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Contempla 18 'rankings', um por cada Objetivo de Desenvolvimento sustentável e um 'ranking' global.

O comunicado refere ainda que nestes 'rankings' "é analisada a forma como a investigação, o ensino e a gestão das instituições contribuem para o alcance dos ODS definidos pelas Nações Unidas, constituindo-se como o único instrumento mundial de avaliação destes compromissos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela