Secções
Entrar

Ciclista apanhada com "doping" mecânico suspensa seis anos

26 de abril de 2016 às 18:18

Femke Van den Driessche foi multada em 18,180 euros, ficando ainda obrigada a entregar todos os prémios monetários e medalhas ganhos desde Outubro de 2015

A União Ciclista Internacional (UCI) suspendeu esta terça-feira, por seis anos, a belga Femke Van den Driessche, depois de detectado o uso de um motor, escondido na bicicleta, durante os Campeonatos do Mundo de sub-23, em Janeiro.

A antiga campeã europeia de sub-23 de ciclocrosse foi multada em 18.180 euros, ficando obrigada a entregar todos os prémios monetários e medalhas ganhos desde Outubro de 2015.

Segundo a UCI, a atleta de 19 anos utilizou um aparelho mecânico "controlado por um interruptorBluetooth instalado debaixo do guiador".

Um novoscanner de ressonância magnética detecta campos magnéticos e objectos ou componentes escondidos.

O presidente da UCI, Brian Cookson, salientou a importância das vistorias de bicicletas para o futuro do ciclismo.

"Investimos muitos recursos no desenvolvimento desta nova tecnologia de scan e este caso é uma grande vitória para a UCI e para os adeptos de ciclismo, que querem que esta forma de batota esteja fora do desporto.

Femke Van den Driessche foi a primeira atleta suspensa, mas o método de vigilância tem sido realizado nas "clássicas" Volta à Flandres, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne-Liège.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela