Secções
Entrar

Cavaco Silva e Passos Coelho inauguram o novo Museu dos Coches

22 de maio de 2015 às 16:47

O edifício acolhe uma colecção considerada única no mundo, composta por 78 viaturas, que vão do século XVII ao século XIX

A inauguração oficial do novo Museu Nacional dos Coches realiza-se esta sexta-feira, às 18:00, em Belém, com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, e do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

 

A cerimónia vai decorrer no novo edifício - desenhado pelo arquitecto Paulo Mendes da Rocha -, também com a presença da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

 

O director-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, entidade que tutela os museus nacionais, e a directora do Museu Nacional dos Coches, Silvana Bessone, participam na cerimónia, além de outros membros do Governo e autarcas, entre outros convidados.

 

A abertura ao público decorre no sábado e no domingo, com entrada gratuita, e um programa que incluirá desfile da Charanga a Cavalo da GNR e uma exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre.  

 

No sábado assinala-se o 110.º aniversário da inauguração do museu original, instalado no Picadeiro Real, em 1905, por iniciativa da rainha D. Amélia, mulher do rei D. Carlos I.

 

O novo edifício acolhe uma colecção considerada única no mundo, composta por 78 viaturas, que vão do século XVII ao século XIX, na maioria provenientes dos bens da coroa ou da Casa Real portuguesa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela