Secções
Entrar

Cápsula Dragon da SpaceX chega à Estação Espacial Internacional

17 de novembro de 2020 às 07:24

A primeira fase da acoplagem à EEI foi concluída às 04h01. A segunda fase terminou alguns minutos depois.

A cápsula Dragon da SpaceX, com quatro astronautas a bordo, chegou hoje à Estação Espacial Internacional (EEI), anunciou a agência aeroespacial norte-americana NASA.

A primeira fase da acoplagem à EEI foi concluída às 04:01 TMG (mesma hora em Lisboa), de acordo com as imagens difundidas em direto 'online' pela NASA. A segunda fase terminou alguns minutos depois.

A cápsula, batizada 'Resilience', foi lançada às 20:27 de domingo (00:27 de segunda-feira em Lisboa), a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida (sudeste dos Estados Unidos), por um foguetão Falcon 9 da companhia do empresário Elon Musk SpaceX, e o novo meio de transporte espacial da NASA, após nove anos de dependência da Rússia.

"É um grande dia para os Estados Unidos e para o Japão", declarou o chefe da NASA, Jim Bridenstine, em conferência de imprensa, numa referência aos quatro astronautas a bordo da cápsula: três norte-americanos, Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e um japonês, Soichi Noguchi.

Os quatro, que vão juntar-se aos dois russos e uma norte-americana, vão ficar seis meses no laboratório orbital, a 400 quilómetros acima da Terra.

Este primeiro "voo operacional" segue-se à missão de demonstração realizada entre maio e agosto e durante a qual dois astronautas norte-americanos foram transportados para a EEI e de volta à Terra sem problemas pela SpaceX.

A cápsula Dragon da SpaceX é o segundo aparelho atualmente capaz de viajar para a EEI. O primeiro é a Soyuz russa, que desde 2011 tem transportado todos os residentes da estação, depois do fim do programa do vaivém espacial norte-americano.

Ao todo, a SpaceX deve lançar dois outros voos com tripulação em 2021 para a NASA, incluindo um com o europeu Thomas Pesquet, e quatro missões de abastecimento nos próximos 15 meses.

"A NASA era um desastre acabado quando tomámos isto em mãos. Agora é o centro espacial mais popular e o mais avançado do mundo, de longe!", escreveu o Presidente cessante norte-americano, Donald Trump, na rede social Twitter, apropriando-se de um êxito de um programa lançado pelos dois antecessores.

O Presidente eleito, Joe Biden, também felicitou a NASA e a SpaceX. "Esta é a prova do poder da ciência e do que podemos alcançar ao combinar inovação, engenho e determinação", escreveu também no Twitter.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela