Secções
Entrar

Benfica controla Midtjylland e segue tranquilo para o 'play-off'

09 de agosto de 2022 às 21:31

Encarnados tiveram a eliminatória sempre controlada. Tem ainda que superar Sturm Graz ou Dinamo Kiev para se juntar a FC Porto e Sporting na fase de grupos.

O Benfica qualificou-se hoje sem problemas para o 'play-off' da Liga dos Campeões em futebol, com novo triunfo sobre o Midtjylland, agora por 3-1, em Randers, onde teve a eliminatória sempre controlada.

Com três golos à maior, após o 4-1 na Luz, os 'encarnados' acabaram os últimos resquícios de dúvida aos 23 minutos, com mais um tento do reforço argentino Enzo Fernández, que já tinha faturado nos outros dois jogos oficiais de 2022/23.

Na segunda parte, o Benfica ampliou a vantagem, por Henrique Araújo, aos 56 minutos, ainda sofreu, aos 63, novo golo de Pione Sisto, que já havia faturado na Luz, com a última 'palavra' a pertencer a Diogo Gonçalves, com um 'golão', aos 88.

Desta forma, o conjunto da Luz juntou o anunciado apuramento à 122.ª vitória na principal prova europeia de clubes - e 14.ª em 16 embates com dinamarqueses, face aos quais jamais perdeu -, precisando ainda de superar Sturm Graz ou Dinamo Kiev para se juntar a FC Porto e Sporting na fase de grupos.

Ao terceiro jogo oficial, o treinador Roger Schmidt fez a primeira alteração no 'onze', forçada, apostando em Chiquinho para o lugar do lesionado David Neres, no '4-3-3', enquanto no Midtjylland, o interino Henrik Jensen procedeu a quatro alterações, mantendo o '3-4-3'.

Apesar da confortável vantagem conquistada em Lisboa, o Benfica assumiu o comando em Randers, desde o início, mas o primeiro remate, sem perigo, até foi dos locais, aos 14 minutos, por intermédio de Evander, para Vlachodimos segurar.

Gonçalo Ramos fez a primeira ameaça do Benfica, de cabeça, aos 18 minutos, para, aos 23, oferecer o golo a Enzo Fernández, com um passe 'mortal' para o argentino desviar à 'boca' da baliza, numa jogada em que também intervieram Rafa e João Mário.

Se ainda havia dúvidas sobre quem seguiria em frente, elas ficaram, em definitivo, 'desfeitas', com os 'encarnados' a acentuarem, a partir daí, o 'modo gestão', sem grandes acelerações, mas nunca deixando os defesas locais tranquilos.

Face a um maior 'relaxamento' dos 'encarnados', o Midtjylland criou as primeiras oportunidades, com Paulinho a roubar a Otamendi e a 'esbarrar' em Vlachodimos, aos 36 minutos, e Evander, isolado por Andersson, a falhar o alvo, aos 41.

Para a segunda metade, Schmidt trocou os 'amarelados' Rafa e Gonçalo Ramos por Henrique Araújo e Yaremchuk, mas, como na primeira parte, o primeiro remate foi dos dinamarqueses, por Sory Kaba, aos 52 minutos, com Grimaldo a opor-se.

O Midtjylland ganhou o seu 10.º canto aos 53 minutos, enquanto aos 56, o Benfica conquistou o quarto e chegou ao segundo golo: João Mário tocou à maneira curta para Chiquinho, este devolveu ao internacional luso, que centrou da esquerda para o desvio vitorioso de cabeça de Henrique Araújo.

Apesar de a eliminatória estar mais do que sentenciada, o conjunto da casa não se foi abaixo e conseguiu mesmo reduzir, aos 63 minutos, com Sory Kaba a cabecear à barra, após centro da esquerda de Paulinho, e Pione Sisto a faturar na recarga.

Os 'encarnados' passaram a ter, então, mais posse de bola, mostrando vontade de sair da Dinamarca com a vitória, que poderia ter sido garantida pelo dinamarquês Bah, não fosse o seu remate ter saído por cima, aos 79 minutos, após passe de Henrique Araújo.

A formação lusa acabou, no entanto, por chegar ao terceiro golo, aos 88 minutos: após um passe de Yaremchuk, Diogo Gonçalves fletiu da esquerda para o meio e, ainda fora da área, fez um espetacular remate de pé direito, um 'tiraço' que sobrevoou Olafsson, 'beijou' a barra e entrou no ângulo superior esquerdo.

Na parte final, aos 90+3 minutos, o Midtjylland ainda introduziu a bola uma segunda vez na baliza de Vlachodimos, mas o VAR, que esta época entrou na terceira pré-eliminatória, descortinou um fora de jogo de Chilupya.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela