Secções
Entrar

Benfica à procura de vitória fora após descalabro do dérbi

28 de outubro de 2015 às 10:11

Nona jornada da I Liga começa com jogo entre encarnados e o Tondela, em Aveiro

O Benfica chega na sexta-feira à nona jornada da I Liga de futebol, com um dos seus piores registos nos últimos anos, agravado com a derrota no Estádio da Luz com o Sporting (3-0).

Nem nos seus piores pesadelos os adeptos encarnados podiam imaginar que o rival, que não vencia na Luz desde 2006 e por esta margem desde 1948, pudesse provocar tão grande estrago, numa época em que Jorge Jesus passou a treinar os leões. 

Com menos um jogo no campeonato, face ao adiamento do jogo com o União da Madeira, da sétima jornada, o Benfica procura na visita ao Tondela, em Aveiro, não só a sua primeira vitória fora, mas recuperar o brio e levantar-se do tapete.

É preciso recuar até 2010/11, no segundo ano de Jesus no Benfica, para ver um tão mau início de época das águias no campeonato, quando então tinham três derrotas e cinco vitórias em oito jogos e numa temporada em que falhariam o título.

Esta época, o Benfica perdeu fora com Arouca (1-0) e FC Porto (1-0) e em casa com o Sporting (3-0), o que faz com que a equipa de Rui Vitória esteja obrigada a vencer, quando já tem oito pontos de atraso (e menos um jogo disputado) para o líder Sporting.

A realidade é que os leões deram uma lição na Luz e consubstanciaram as palavras do seu técnico, que são candidatos ao título, conseguindo para já a liderança isolada na Liga, após uma jornada em que o FC Porto empatou e caiu para segundo.

A equipa recebe no sábado em Alvalade o Estoril-Praia (7.º), um adversário difícil, mas num momento em que o Sporting está muito motivado e tem tudo para somar mais três pontos, numa ronda em que entra em campo depois do FC Porto.

Os dragões, que empataram na última jornada em casa com o Sporting de Braga (0-0), jogam às 18:30 de sábado, com a visita ao União da Madeira (15.º, com menos um jogo, em atraso com o Benfica).

O União é uma das equipas promovidas, mas a Madeira tem sido difícil para os dragões, não só pelas dificuldades com o Marítimo, mas também com o Nacional, na Choupana, onde está sem vencer há duas épocas e em Agosto não foi além de um empate a um golo nos Barreiros, com o Marítimo.

Ainda no sábado, às 16:15, o Sporting de Braga (4.º) recebe na Pedreira o Belenenses (10.º).

Para domingo estão agendados quatro jogos, entre os quais o do Moreirense (18.º), a única equipa que ainda não venceu e que visita a Académica (17.º), ligeiramente acima, mas que apenas pontuou nas duas últimas jornadas (um triunfo e um empate).

Em bom momento tem estado o Rio Ave, de Pedro Martins, que segue no terceiro lugar do campeonato (quatro vitórias, três empates e uma derrota), e recebe em Vila do Conde o Nacional (12.º, duas vitórias, dois empates e quatro derrotas).

Outra equipa a fazer um bom arranque é o Vitória de Setúbal (6.º), que recebe o Arouca (9.º), num dia que encerra com a recepção do Boavista (11.º) ao Marítimo (13.º).

Na segunda-feira, no fecho da nona jornada, disputa-se na Mata Real o jogo entre Paços de Ferreira (5.º) e Vitória de Guimarães (14.º), com Sérgio Conceição, que substituiu nos vimaranenses Armando Evangelista, ainda à procura da primeira vitória.

Programa da nona jornada

Sexta-feira, 30 de Outubro:

Tondela - Benfica, 20h30 (SportTV).

Sábado, 31 de Outubro:

Sporting de Braga -- Belenenses, 16h15 (SportTV).

União da Madeira -- FC Porto, 18h30 (SportTV).

Sporting -- Estoril-Praia, 20h45 (SportTV).

Domingo, 1 de Novembro:

Académica -- Moreirense, 16h00.

Vitória Setúbal -- Arouca, 16h00.

Rio Ave -- Nacional, 16h00.

Boavista -- Marítimo, 19h15 (SportTV).

Segunda-feira, 2 de Novembro:

Paços de Ferreira -- Vitória de Guimarães, 20h00 (SportTV).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela