Secções
Entrar

Francisco Assis ataca cartazes antissemitas de extrema-esquerda "imbecil e semianalfabeta"

Lusa 29 de janeiro de 2024 às 12:20

O socialista referia-se a frases inscritas em cartazes numa manifestação pelo direito à habitação no Porto onde se lia: "Não queremos ser inquilinos de sionistas assassinos".

O dirigente socialista Francisco Assis condenou hoje a presença de dois cartazes antissemitas numa manifestação pelo direito à habitação realizada no Porto, no sábado, e acusou os autores desses cartazes de pertencerem a uma extrema-esquerda "imbecil e semianalfabeta".

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Esta posição consta de uma declaração enviada à agência Lusa por Francisco Assis, enquanto cabeça de lista do PS pelo círculo do Porto nas próximas eleições legislativas.

"Uma certa extrema-esquerda imbecil e semianalfabeta não hesita em promover a retórica antissemita que originou a maior tragédia contemporânea na Europa: o holocausto dos judeus. Estes cartazes filiam-se na propaganda nazi do senhor Goebbels", escreveu o dirigente do PS.

Francisco Assis referiu-se depois às frases inscritas nesses cartazes: "Não queremos ser inquilinos de judeus; não queremos comprar nada nas lojas dos judeus".

"Onde já ouvimos isto? Não podemos ignorar um facto desta gravidade", defendeu.

Para o "número um" do PS na lista de candidatos a deputados pelo Porto, "nada diferencia esta gente da extrema-direita que quer promover manifestações anti-islâmicas".

"São, uns e outros, inimigos da nossa civilização democrática e liberal. É nosso dever combatê-los", acrescentou.

Organizada pela plataforma Casa para Viver, que agrega cerca de cem associações, a manifestação juntou na baixa do Porto milhares de pessoas. No sábado, realizaram-se também manifestações em Lisboa, Albufeira, Aveiro, Beja, Benavente, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Funchal, Lagos, Leiria, Portalegre, Portimão, Setúbal, Sines e Viseu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela