Secções
Entrar

António Costa chegou a Maputo para visita oficial

05 de julho de 2018 às 08:54

Costa chegou esta quinta a Maputo para uma visita oficial, na qual se faz acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna e do Mar.

O primeiro-ministro português, António Costa, chegou esta quinta-feira a Maputo para uma visita oficial de dois dias que inclui a III Cimeira Luso-Moçambicana, uma deslocação ao porto de Maputo e encontros com empresários e comunidade portuguesa.

1 de 3
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

A comitiva viajou desde Lisboa num voo comercial que aterrou no Aeroporto Internacional de Maputo às 6h50 (5h50 em Lisboa) e foi recebida por dois ministros moçambicanos - Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, e Transportes e Comunicação, Carlos Mesquita.

António Costa faz-se acompanhar por três ministros - Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Mar, Ana Paula Vitorino (que já se encontrava em Maputo) - e pelos secretários de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e da Segurança Social, Cláudia Joaquim.

O programa do primeiro-ministro português arranca com visitas à cripta de figuras moçambicanas na Praça dos Heróis e ao talhão dos soldados portugueses na I Guerra Mundial no cemitério de Lhanguene.

A comitiva seguirá depois para a Presidência da República, onde António Costa será recebido pelo chefe de Estado, Filipe Nyusi, com quem se reunirá a sós.

Segue-se a reunião plenária presidida por ambos, com uma duração prevista de 45 minutos, que terminará com a assinatura de acordos em áreas como administração interna, transportes aéreos e segurança social.

À tarde, António Costa visita o Porto de Maputo, encontra-se com empresários portugueses e, à noite, participa num banquete oficial oferecido pelo Presidente da República de Moçambique em honra do primeiro-ministro, no Palácio presidencial da Ponta Vermelha.

Na sexta-feira, o programa inclui um encontro com a presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónima Macamo, um seminário empresarial, uma visita ao Instituto Superior de Estudos de Defesa e um encontro com a comunidade portuguesa.

O último ponto do programa do primeiro-ministro em Maputo é um jantar de retribuição ao chefe de Estado de Moçambique, no histórico Hotel Polana, regressando António Costa a Lisboa no sábado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela