Secções
Entrar

Aldeia da Tasmânia à venda por 8,8 milhões de euros

14 de abril de 2016 às 09:01

A aldeia tem 145 hectares e foi criada na década de 30 para albergar emigrantes europeus

Uma aldeia pitoresca da Tasmânia, com dezenas de casas, um lago cheio de peixes e 35 cabeças de gado foi colocada à venda, estando a suscitar o interesse da China a Singapura.

 

Agentes imobiliários afirmaram esperar que o valor da venda da aldeia, com 145 hectares, possa alcançar os 13 milhões de dólares australianos (8,8 milhões de euros).

 

"Nunca vendi uma aldeia antes", disse à agência AFP o agente imobiliário John Blacklow, que vende hotéis há mais de três décadas e é o responsável por encontrar um comprador para o terreno onde se encontra a aldeia de Terraleah, em pleno coração da ilha do sul da Austrália.

 

Desde que a aldeia foi colocada à venda, na semana passada, atraiu potenciais compradores - indivíduos e empresas - da Austrália, mas também da China, Hong Kong e Singapura, indicou John Blacklow.

 

Esta localidade foi criada nos anos 1920 e 1930 para albergar 2.000 funcionários de uma central hidroeléctrica. Contudo, a automatização das barragens e centrais da Tasmânia reduziu gradualmente a necessidade de uma presença humana permanente e as infraestruturas de Terraleah foram-se degradando.

 

O promotor imobiliário Julian Homer comprou toda a aldeia e restaurou os edifícios art déco transformando-a num local voltado para o turismo.

 

"Finalmente terminou o seu programa de renovação, que lhe levou 13 anos, pelo que toda a aldeia -- todos os 33 edifícios e infraestruturas -- foi refeita à luz de padrões de elevada qualidade", explicou Blacklow.

 

Tarraleah não tem actualmente residentes permanentes, apenas pessoal afecto ou relacionado com o sector do turismo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela