Secções
Entrar

Activista chinês morre na prisão e família quer conhecer causas

05 de novembro de 2015 às 17:47

O activista Zhang Liumao foi detido em Agosto passado sob a acusação de "perturbação da ordem pública" e morreu repentinamente esta semana enquanto cumpria pena de prisão

Um activista chinês morreu quando estava a cumprir pena numa prisão, anunciou esta quinta-feira, dia 5, a família do detido em declarações à agência espanhola EFE, denunciando que as autoridades chinesas não esclareceram as causas da morte.

De acordo com organizações de defesa dos Direitos Humanos, como é o caso da Chinese Human Rights, esta situação não é inédita e revela a impunidade que abrange os funcionários que cometem "abusos" na China, onde a tortura nas prisões é uma prática regular.

O activista Zhang Liumao foi detido em Agosto passado sob a acusação de "perturbação da ordem pública", uma acusação muito utilizada pelas autoridades chinesas contra activistas e dissidentes.

Na altura da detenção, o ativista trabalhava numa revista não oficial de Cantão, no sul da China.

A irmã de Zhang Liumao, Zhang Wuzhou referiu que o activista morreu no início desta semana num centro de detenção em Cantão em "circunstâncias suspeitas".

Segundo a irmã do activista, Zhang Liumao não teve acesso a um advogado durante vários meses, período durante o qual a família não teve conhecimento da sua localização.

As autoridades acabariam por contactar a família para informar da morte do activista.

"Ninguém explicou como ele morreu", frisou a irmã, que quer ter acesso ao corpo do irmão para esclarecer se o activista "sofreu algum tipo de tortura".

De acordo com a irmã, o corpo do activista está sob a tutela das autoridades, que perguntaram entretanto à família se queria que o corpo fosse cremado.

"Antes queremos ver o corpo", insistiu a familiar.

A irmã acrescentou que Zhang Liumao tinha sido diagnosticado com um cancro nas fossas nasais e que tinha sido submetido a um tratamento de quimioterapia antes de ser detido em Agosto último.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela