Secções
Entrar

Aberto autoagendamento para vacinação de crianças contra a covid no fim de semana

21 de fevereiro de 2022 às 15:19

Até ao final do último sábado, 329.958 crianças entre os 5 e os 11 tinham iniciado a vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2.

O autoagendamento para a toma da primeira dose de vacina contra a covid-19 está, desde hoje, disponível para as crianças entre os cinco e os 11 anos, permitindo marcações para o próximo fim de semana.

"O portal de agendamento `online´ para vacinação possibilita, desde hoje de manhã, a solicitação do agendamento da primeira dose da vacina contra a covid-19 de crianças dos cinco aos 11 anos, para que possam ser vacinadas no fim de semana, dias 26 e 27 de fevereiro", adiantaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Em comunicado, os SPMS salientaram que esta marcação através do portal, que estará disponível até às 23:59 de quarta-feira, permite que os menores sejam vacinados "no local mais conveniente, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes".

Também no sábado e no domingo vai decorrer a administração das segundas doses a crianças que iniciaram a vacinação entre 6 e 9 de janeiro, que serão agendadas através de uma mensagem SMS, avança o comunicado.

Segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, até ao final do último sábado, 329.958 crianças entre os 5 e os 11 tinham iniciado a vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2 e 83.691 já tinham recebido as duas doses da vacina pediátrica.

A covid-19 provocou pelo menos 5.884.689 milhões de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.866 pessoas e foram contabilizados 3.193.178 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela