Secções

Laura Carreira conquista prémio de melhor realização no festival de San Sebastian

Lusa 29 de setembro de 2024 às 11:14

p

A cineasta portuguesa Laura Carreira foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização, no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha, pela longa-metragem de estreia, "On Falling", ex-aequo com Pedro Martín-Calero, por "El llanto".

"On Falling" recebeu igualmente uma menção honrosa no prémio 'Otra Mirada', atribuído pela RTVE, televisão pública espanhola, conforme o palmarés anunciado este sábado, no encerramento da 72.ª edição do Festival de San Sebastián. O prémio 'Otra Mirada' consiste na aquisição dos direitos televisivos.

A Concha de Ouro de melhor filme foi para o espanhol Albert Serra, pelo documentário "Tardes de soledad", que também tem coprodução portuguesa através da Rosa Filmes.

"On Falling" é a primeira longa-metragem de Laura Carreira, depois de ter dirigido as 'curtas' "Red Hill" (2918) e "The Shift" (2020).

EPA/JAVIER ETXEZARRETA
https://youtu.be/iqlupholXt8?si=3tyQ18XNic5rr6v_



Em todos os filmes, Laura Carreira explora questões ligadas ao trabalho e à precariedade.

Em "On Falling" ("Sobre o cair", em tradução livre), a figura central é Aurora, uma jovem mulher portuguesa emigrada na Escócia, que trabalha num armazém e se depara com dificuldades em subsistir mensalmente e em socializar, numa casa partilhada com outros imigrantes.

Laura Carreira "trespassa a alma do espectador" com o drama de Aurora, escreve a crítica espanhola.

Protagonizado pela atriz Joana Santos, "On Falling" teve estreia mundial este mês no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, e fez parte da competição oficial em San Sebastian.

"On Falling" tem produção da portuguesa BRO Cinema, em coprodução com o Reino Unido, através da Sixteen Films, cofundada pelo realizador Ken Loach.

Laura Carreira, que nasceu no Porto em 1994, rumou em 2012 à Escócia para estudar Cinema, coincidindo com a crise económica que assolou Portugal, e é no Reino Unido que ainda vive e trabalha.

Em entrevista à agência Lusa, em 2020, quando mostrou "The Shift" no festival de Veneza, Laura Carreira contou que queria continuar a explorar temas que, no seu entender, são pouco abordados no cinema, relacionados com pobreza, trabalho, perda de direitos, precariedade, mas sempre pela ficção.

O realizador espanhol Pedro Martín-Calero, distinguido ex-aequo com Laura Carreira, também tem em "El Llanto" a sua primeira longa-metragem. O diário El País apresenta este filme como um drama que "submerge no terror do patriarcado", "uma dor que ultrapassa fronteiras e se perpetua no tempo e no espaço", de Buenos Aires a Madrid, dos anos 1990 aos dias de hoje.

"Tardes de soledad", de Albert Serra, é um documentário centrado no toureiro peruano Andrés Roca Rey, num dia de corrida. O cineasta acompanhou-o durante três anos, em 14 touradas e na morte de 42 touros.

"O resultado não permite perceber se o filme é a favor ou contra as touradas", escreve a agência Efe. "Mas o som da respiração do touro é ensurdecedor [...] e a forma de mostrar a agonia do animal face à euforia do homem ou à exclusão absoluta da mulher [...] apenas nos permite vislumbrar 'o que há'".

A Concha de Prata para melhor interpretação foi para Patricia López Arnaiz, pelo desempenho em "Los destellos", da espanhola Pilar Palomero, e o de melhor interpretação secundária para Pierre Lottin, por "Quand vient l'automne", do francês François Ozon, que também foi distinguido pelo argumento.

A norte-americana Gia Coppola teve o prémio especial do júri por "The Last Showgirl".

O prémio do público para melhor filme europeu foi para "The Seed of the Sacred Fig", coprodução franco-alemã do iraniano Mohammad Rasoulof, que em Cannes já vencera o prémio especial do júri e o prémio da federação internacional de críticos de cinema (Fipresci).

O prémio 'Otra mirada' da RTVE foi para "All we imagine as light", da indiana Payal Kapadia.

O júri desta edição do Festival foi composto pelo cineasta Jaione Camborda, que presidiu, a escritora Leila Guerriero, os realizadores Fran Kranz e Ulrich Seidl, e pelos produtores Carole Scotta e Christos Nikou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela