Secções
Entrar

PSP de Viseu deteve dois suspeitos de burlarem idosos

03 de setembro de 2018 às 13:35

Os suspeitos abordavam "pessoas idosas fazendo-se passar por conhecidos de pessoas amigas ou de família".


A PSP de Viseu anunciou esta segunda-feira a detenção de dois homens, pai e filho, de 54 e 32 anos, suspeitos de estarem a burlar um casal de idosos nas imediações de uma grande superfície comercial.

1 de 3
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

As detenções ocorreram na manhã de sexta-feira, depois de um funcionário da superfície comercial ter alertado a PSP de que "a abordagem que haviam efectuado a um casal de idosos foi suspeita".

Segundo a PSP, "alguns idosos já foram alvo de burla" no mesmo local, onde os suspeitos, por norma dois homens que viajam num automóvel, "sem sair do seu interior, abordam pessoas idosas fazendo-se passar por conhecidos de pessoas amigas ou de família".

Os suspeitos levam depois as pessoas "a adquirir produtos, de casa/lar, de baixo valor, por valores muito superiores ao valor de mercado", ou fazem as vítimas crer que estão "a comprar produtos e quando abrem as caixas verificam que no seu interior estão outros produtos sem qualquer valor", explica.

Neste tipo de crime, "os criminosos, após estabelecerem contacto e ganharem a confiança dos idosos, aproveitam-se da sua vulnerabilidade e da falta de conhecimento sobre o valor real dos produtos e acabam por enganá-los e, consequentemente, prejudicando-os no seu património", acrescenta.

A PSP refere que "os detidos fazem deste tipo de crime modo de vida e praticam-no em coautoria", visto esta polícia ter "o registo da prática de cinco crimes semelhantes no corrente ano em diversos locais do norte do país".

Os detidos devem ser hoje ser submetidos a primeiro interrogatório judicial.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela