
Norberto Mourão campeão na prova adaptada de VL2 200 metros
Norberto Mourão, de 44 anos, sagrou-se campeão europeu com o tempo de 54,235 segundos, impondo-se por 827 centésimos a Edward Clifton e por 967 a Higinio Rivero.
Norberto Mourão, de 44 anos, sagrou-se campeão europeu com o tempo de 54,235 segundos, impondo-se por 827 centésimos a Edward Clifton e por 967 a Higinio Rivero.
A dois dias do final da competição, Portugal está a uma medalha de igualar a melhor participação das últimas quatro edições de Jogos Paralímpicos, conseguida em Pequim2008, com sete subidas ao pódio.
Canoísta já somou três medalhas nos Europeus de Munique.
Após ter sido dado como quinto classificado, os responsáveis da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) pediram para ver as imagens do 'photo finish'.
Portugal soma já cinco medalhas, nomeadamente duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, e de Iúri Leitão, no scratch do ciclismo de pista, uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso, e uma de bronze do canoísta Fernando Pimenta, no K1 500.
Esta é a terceira medalha para Portugal nos mundiais, depois do bronze em K1 500 metros e de Norberto Mourão na classe adaptada VL2.
O duo luso completou a prova em 34,34 segundos, ficando a apenas 39 centésimos dos húngaros Anna Lucz e Kolos Csizmadia, enquanto o bronze foi para os polacos Marta Walczykiewicz e Bartosz Grabowski, terceiros a 41 centésimos.
Esta é a terceira medalha portuguesa nos Mundiais em Copenhaga.
Canoísta venceu a prova de K1 1.000 metros, em Copenhaga.
Os campeões europeus Miguel Monteiro e Norberto Mourão venceram as medalhas nas provas de lançamento do peso e canoagem, respetivamente. Esta é a prestação menos medalhada de sempre desde a primeira subida ao pódio em Jogos Paralímpicos, em Nova Iorque1984.
Português, campeão europeu e vice-campeão mundial, foi terceiro na prova 200 metros VL2 em Tóquio. É a segunda medalha de Portugal, além de 19 diplomas.
O atleta do Benfica, de 31 anos, ainda não falhou um pódio no atual ciclo olímpico em K1 1.000 e 5.000, entre Europeus, mundiais e taças do mundo.
Com as duas medalhas de Pimenta, Portugal ficou em 19.º no mundial que reuniu um recorde de 102 países e 1.300 canoístas.
O atleta português cumpriu os 200 metros em 52,82 segundos, sendo apenas batido pelo brasileiro Luís Silva.