
Cofina passa de perdas a lucros de 1,95 milhões de euros no primeiro semestre
A dona de meios como a SÁBADO, Correio da Manhã e CMTV indica que as receitas da televisão cresceram 16% no primeiro semestre, atingindo os 8,1 milhões de euros.
A dona de meios como a SÁBADO, Correio da Manhã e CMTV indica que as receitas da televisão cresceram 16% no primeiro semestre, atingindo os 8,1 milhões de euros.
Cabe à ERC autorizar a alteração de domínio, caso tal não aconteça existe nulidade do negócio. Ou seja, a autorização da ERC é "requisito essencial" para haver essa alteração.
"A Cofina, enquanto oferente na oferta pública de aquisição em curso, continua disponível para fazer parte de uma solução de viabilidade e crescimento para o grupo Media Capital, no respeito pela lei e pelo Estado de Direito democrático", afirmou fonte oficial.
A assembleia-geral de acionistas da Media Capital decorreu um dia depois da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ter comunicado que tem "fundadas dúvidas sobre a identidade" dos acionistas da dona da TVI e ter avisado que qualquer decisão tomada na reunião magna que possa envolver alteração de domínio pode não ser reconhecida.
A dona da TVI refere que "na mesma data em que foi cooptado para administrador da sociedade" Manuel Alves Monteiro "foi também nomeado para assumir o cargo de membro da Comissão de Auditoria da Sociedade, tendo sido nomeado seu presidente a 19 de maio, cargo que exerceu até ao dia 16 de julho de 2020".
A decisão tornou-se definitiva. Mário Ferreira tem mesmo de lançar OPA sobre Media Capital. Tem de lançar a oferta sobre cerca de 70% do capital da dona da TVI.
A DoCasal Investimentos, detida pela apresentadora, é agora dona de 2,5% da Media Capital, na sequência da saída da Prisa.
Os resultados nos primeiros nove meses do ano "viram-se afetados, em conformidade com o esperado, pela crise da Covid-19, sobretudo no negócio dos media".
Regulador diz que existem "fortes indícios da ocorrência de uma alteração não autorizada de domínio" ma Media Capital, dona da TVI.
Fonte oficial da Cofina falou à Lusa, um dia depois de o empresário Mário Ferreira ter apresentado uma queixa contra o grupo.
A espanhola anunciou a venda da totalidade da sua posição na Media Capital por 36,85 milhões de euros, segundo informação que a empresa publicou na CNMV de Madrid.
Prisa vendeu a sua participação de 64,47% na Media Capital por mais de 36 milhões de euros. Três dos compradores são Cristina Ferreira e os músicos Tony Carreira e Pedro Abunhosa.
O regulador dos media anunciou que, "tendo tomado conhecimento de mudanças relevantes na estrutura da TVI, está a avaliar o âmbito das mesmas e eventual configuração de nova posição".
"Isto tem a ver com gestão, se é preciso 50 funcionários não se pode ter 350 e isso é o que acontece em muitos destes jornais", acredita o dono da Douro Azul.
O empresário dono da Douro Azul passa a ser o segundo maior acionista da Media Capital. Espanhóis continuam a ser o acionista maioritário, com 64,47%
A Cofina pediu ao supervisor que considere extinta a OPA sobre a dona da TVI.