
"Motivos de ordem técnica" dificultam acesso ao portal para validar faturas do IRS
A dificuldade no acesso acontece na véspera de terminar o prazo para os contribuintes validarem as faturas de despesas efetuadas ao longo de 2024.
A dificuldade no acesso acontece na véspera de terminar o prazo para os contribuintes validarem as faturas de despesas efetuadas ao longo de 2024.
Este processo deveria ter ficado concluído na segunda-feira, mas foi alargado depois de a funcionalidade do e-fatura ter registado constrangimentos e limitações no acesso
A validação das faturas é um dos passos necessários para a preparação da declaração anual do IRS.
Posteriormente, de 16 a 31 de março, será possível consultar o valor apurado em deduções e reclamar caso haja alguma omissão ou inexatidão nas despesas ou no seu cálculo, relativamente aos gastos gerais familiares e às despesas com direito à dedução do IVA pela exigência de fatura apurados pela AT.
Os contribuintes têm até esta segunda-feira, 25 de fevereiro, para ir ao Portal das Finanças validar faturas ou associá-las à sua atividade, no caso dos independentes. É a rampa de lançamento para a entrega da declaração de IRS, de 1 de abril a 30 de Junho.
Indicação consta de um conjunto de informações relativas à campanha do IRS deste ano – que arranca no dia 1 de abril.
As pessoas que em 2018 tiveram despesas de saúde ou educação em outros países da União Europeia podem registar as respetivas faturas no Portal das Finanças e somá-las às restantes deduções do IRS.
Ainda é possível validar despesas relacionadas com saúde, educação, habitação e lares.
Site registou problemas no acesso
Site das Finanças estava em baixo a horas de terminar o prazo.
Prazo para registo no e-fatura terminava esta segunda-feira.
O prazo para os contribuintes registarem as faturas no sistema online e-fatura termina esta segunda-feira