
Turismo foi responsável por quase metade do crescimento do PIB em 2023
Atividade turística terá contribuído com 33,8 mil milhões de euros para o PIB, estima o Instituto Nacional de Estatística.
Atividade turística terá contribuído com 33,8 mil milhões de euros para o PIB, estima o Instituto Nacional de Estatística.
O estudo revelou que a produção de energia renovável, entre 2018 e 2022, permitiu evitar a emissão de mais de 74 milhões de toneladas equivalentes de dióxido de carbono.
A impulsionar a recuperação esteve a procura interna, refletindo o aumento do consumo privado e do investimento.
O leite é essencial na região. Tem, porém, de se destacar também a importância da fileira da carne, o setor hortoflorifrutícola, a vinha, o chá, a agricultura biológica ou a floresta
A enfrentar uma sucessão de anos em seca severa e extrema, a chuva das últimas semanas ajudou a repor parte do sistema de armazenamento de água do sotavento algarvio.
O objetivo do Governo passa por atingir um crescimento de 4% ao ano no "stock" de IDE, que no final de 2019 se situava em 143 mil milhões de euros
Os trabalhadores das filiais estrangeiras ganham mais 41%, em média, do que os que trabalham nas empresas nacionais. A produtividade aparente do trabalho é 70% maior.
Últimas previsões do INE apontam para uma subida de 42 mil postos de trabalho no setor, em Portugal, em relação a 2017.
Entre 2014 e 2018, as fontes de energia renováveis geraram mais de 41 mil empregos (em média anual), com um valor acrescentado por colaborador muito superior à média nacional.
Ana Paula Vitorino classificou o aprofundamento do canal como "imprescindível" para o "sucesso da indústria naval".
Politicamente mudámos, mas economicamente tem parecido uma versão do Triunfo dos Porcos, sendo que o antigo condicionamento industrial renasceu para uma versão de "empresários mansos do regime e os outros".
Cumpre ao INE português a promoção, junto dos seus colegas europeus, da metodologia da Conta Satélite da Economia Social portuguesa (CSES) que constitui um caso único no panorama mundial.
A hotelaria é o segundo maior empregador no turismo mas só o terceiro que melhor paga: a distribuição das remunerações não é proporcional à distribuição do emprego no turismo. Ganha-se mais no transporte de passageiros.
Área Metropolitana de Lisboa "terá beneficiado" da dinâmica turística, com o volume daquele ramo de atividade a aumentar 4,5%.
Funcionários de sucursais estrangeiras em Portugal ganham, em média, 1351 euros.
As filias de empresas estrangeiras presentes em Portugal pagam melhor, são mais produtivas e investem mais do que as empresas nacionais.