
Seis urgências do SNS encerradas no sábado e no domingo
O serviço de urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciado nos dois dias.
O serviço de urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciado nos dois dias.
Urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo está encerrada no fim de semana, e a do Hospital Amadora-Sintra reservada às urgências internas e aos casos referenciados pelo INEM, entre as 00h00 e as 08h00 e as 20h00 e as 24h00.
A entrega de declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário para além do limite legalmente previsto levou à decisão do fecho.
A garantia foi dada pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, aos presidentes das câmaras de Loures, Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço.
A semana passada, a Câmara de Setúbal, que manifesta preocupação com a degradação progressiva da prestação de cuidados de saúde à população do concelho, pediu uma reunião ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, que, segundo a autarquia sadina, já está marcada para a próxima sexta-feira.
Apelando "à compreensão dos utentes", a direção reitera que lamenta "desde já, os constrangimentos", que "apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar".
"Os utentes pouco urgentes são encaminhados para atendimento nos centros de saúde, de acordo com os horários afixados", explica o centro hospitalar.
Empresa é acusada de falsificar currículos dos clínicos.
A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, reabre após um encerramento durante nove dias devido a um caso da variante Ómicron.
O caso da variante Ómicron levou ao encerramento temporário dos serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta por 14 dias.
Segundo Alexandre Valentim Lourenço, da Ordem dos Médicos, na urgência pediátrica de Faro existem apenas três especialistas com idade inferior a 55 anos, pelo que aquela urgência se socorre de "horas extra de colegas que se multiplicam para fazer múltiplos bancos".
O atendimento noturno da urgência pediátrica, funciona entre as 20h e as 08h e esteve encerrado durante quase dois anos.
Sindicato dos Médicos da Zona Sul diz que este serviço "conta atualmente com seis médicos pediatras, dos quais apenas três realizam trabalho noturno".
Em caso de necessidade, durante os períodos de encerramento, os utentes deverão recorrer aos serviços de urgência do Hospital de Santa Maria e do Hospital de Dona Estefânia.
Já na segunda-feira, a administração hospitalar havia comunicado a desmarcação das consultas de pediatria agendadas para os Hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, até nova indicação, ficam desmarcadas.
Os doentes emergentes e críticos estão a ser reencaminhados para outros hospitais.