
Ex-autarcas do PSD “assaltam” gestão dos hospitais
Das nove direções de Unidades Locais de Saúde nomeadas por este Executivo, mais de metade são formadas por antigos vereadores, deputados municipais e militantes. Governo não justifica escolha.
Das nove direções de Unidades Locais de Saúde nomeadas por este Executivo, mais de metade são formadas por antigos vereadores, deputados municipais e militantes. Governo não justifica escolha.
Iniciado em maio de 2023 e já a funcionar em 25 unidades locais de saúde, o projeto "Ligue Antes, Salve Vidas" obriga o utente a ligar para o SNS 24 antes de se dirigir à urgência.
A partir de 1 de janeiro, os cuidados de saúde de todo o País terão esta organização: hospitais e centros de saúde sob uma mesma administração. Já há experiência mas não em grandes centros urbanos. Em hospitais como o de Santa Maria o risco é de vir a ser ainda mais um problema. A tarefa é "hercúlea", admitem os especialistas.
Na véspera de celebrar 44 anos de existência – a 15 de setembro –, o Serviço Nacional de Saúde sofre uma “grande reforma”. No início de 2024, todo o País ficará organizado segundo o modelo Unidades Locais de Saúde, que integra os hospitais e os centros de saúde de uma determinada área geográfica numa mesma instituição e gestão.
Dizendo que o objetivo é prestar melhores cuidados de saúde, apostando na prevenção da doença e na promoção da saúde, Fernando Araújo realçou que as novas ULS estão a ser "criadas de baixo para cima", algo que "fará toda a diferença".
Projeto vai permitir aos hospitais, centros hospitalares, institutos portugueses de oncologia e unidades locais de saúde EPE do SNS contratar e substituir pessoal.
As unidades de saúde integradas no sector empresarial do Estado vão passar a poder formar Centros de Responsabilidade Integrada. Essas equipas vão poder trabalhar fora de horas, recebendo 35% a 55% dos valores de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.
Os enfermeiros a recrutar devem permanecer três anos no SNS, tendo sido também autorizado o preenchimento de mais uma centena de postos de trabalho correspondentes à categoria de assistente graduado sénior.