Sábado – Pense por si

Muitos portugueses escaparam ao rótulo de "retornado", mas não ao sentimento de perda
Bruno Faria Lopes

"Retornados": histórias dos que não voltaram a Portugal

Milhares de portugueses que saíram de Angola e de Moçambique há 50 anos não vieram para Portugal ou apenas passaram pelo país. Muitos já tinham nascido em África. Houve quem voltasse mais tarde, mas vários continuam fora, onde se relançaram. Escaparam ao rótulo de "retornado", mas não ao sentimento de perda.

Rosa, Manuela e Helena estão na reforma, mas ainda agora debutam nos meandros de uma cozinha de produção. E com nota máxima
Luísa Oliveira

A avó veio cozinhar

Em vez de estarem em casa, sozinhas, em frente à TV, estas senhoras andam de volta dos tachos. Além de se distraírem, juntam uns euros às suas reformas.

Campanha para recuperar o filho
Raquel Lito

Quando o filho vai parar aos outdoors

Manuel tem 4 anos e está à guarda do pai, holandês, a cerca de 2 mil km da mãe – só fala com ela por videochamada. Ana está em Lisboa, mas não desiste da custódia: a par da campanha em painéis publicitários e nas redes sociais, fará uma petição.

Advogada Joana Ramirez é acusada de burla e falsificação pela família Coutinho
Luana Augusto

Os imbróglios jurídicos de Joana Ramirez com a família Coutinho

Advogada é acusada de ter vendido cinco imóveis da família Coutinho sem o seu conhecimento, sendo que um deles estava avaliado em €400 mil e terá sido concedido ao irmão por €30 mil. No processo em que é arguida há mais de 10 anos é também acusada de se ter apoderado de dinheiro dos clientes, das empresas Coutinho.

Livro "Agridoce" explora trauma, luto e relacionamento com homem mais velho em Londres
Madalena Haderer / Máxima

“Agridoce”. O trauma do luto e de um relacionamento com um homem mais velho

No seu romance de estreia, Hattie Williams conta a história dolorosa e cativante de Charlie, uma jovem que perdeu a mãe aos 16 anos e que, anos depois, tem um caso de amor destrutivo com um escritor famoso que era o autor preferido da mãe. Um livro que tanto ajuda a curar feridas antigas, caso existam, como serve de alerta.

A zona de onde o autor provém, Moledo (freguesia minhota conhecida sobretudo pela sua praia), é um dos poucos dados conhecidos sobre o autor
Nuno Miguel Guedes

António Sousa Homem, um Montaigne do Minho

Neste novo livro de crónicas, o escritor minhoto - sobre quem muito pouco se sabe - regressa com as suas idiossincrasias e o seu olhar sobre o mundo tão saboroso como necessário.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.