
Portugal saúda cessar-fogo em Gaza e espera solução política duradoura
"O cessar-fogo permitirá aliviar o sofrimento das populações envolvidas", lê-se numa publicação do Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede social X.
"O cessar-fogo permitirá aliviar o sofrimento das populações envolvidas", lê-se numa publicação do Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede social X.
O líder chinês também enfatizou que a China está disposta a "continuar a desempenhar um papel construtivo na promoção de uma solução política para o conflito".
O Partido Comunista Português expressa preocupação com a situação no leste europeu, mas acusa o regime ucraniano de nunca ter cumprido os acordos de Minsk e ter impedido "uma solução política para o conflito no Donbass."
Quim Torra pediu a Pedro Sánchez que estabeleça a data da reunião que vai abrir "conversações e negociações imediatas" para encontrar uma solução política para a situação da Catalunha.
Esta quarta-feira, o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, dá uma conferência de imprensa para divulgar as principais conclusões da reunião.
Secretário-geral do PS vai conduzir as negociações com os partidos da esquerda parlamentar para tentar um acordo para toda a legislatura. A intenção é que Bloco de Esquerda e PCP se mantenham dentro da solução política que governou nos últimos quatro anos. Em caso de nega, deve avançar a negociação anual.
O líder do PS reagiu à vitória nas eleições eleitorais com aceno a PCP, BE e PAN: portugueses "desejam a continuidade da atual solução política".
Secretário-geral do PS recusou-se a alimentar uma polémica com o Bloco de Esquerda sobre a formação da atual solução política governativa.
O BE quis começar o período oficial de campanha com um almoço dedicado à Cultura. Estiveram presentes apoiantes como José Luís Peixoto, Pilar del Río e Fernando Tordo.
Figura ligada ao Estado Novo, defendeu em 1962 uma solução política para o Ultramar. Deputado e embaixador de Portugal na ONU, esteve em algumas tentativas fracassadas de demitir Salazar.
O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Augusto Santos Silva, defendeu este domingo que a solução política para a Venezuela passa pela pressão política e diplomática internacional e não por confrontação interna, nem por uma intervenção militar externa.
Para o secretário-geral do PCP, diz que a luta por uma vida melhor é tão "mais necessária" quanto fica "patente em toda a evolução da vida política nacional, o carácter limitado da actual solução política.
Em entrevista ao Público/Renascença, o ministro Augusto Santos Silva defendeu que, apesar de defender a "renovação da actual solução política", a mesma teria de conter um acordo "também na política externa e europeia". O primeiro-ministro não tardou a afinar a banda, dizendo que "este é o grau de compromisso possível com a convergência que alcançámos".
Itália dominou a evolução dos mercados europeus, seja na bolsa seja na dívida. A solução política italiana está a assustar os investidores. Já o euro está há cinco semanas a perder terreno para o dólar.
Os portugueses "souberam colocar os partidos responsáveis pelo alastrar desemprego, da pobreza e da fome, longe do Governo", afirmou deputado.
O presidente russo afirma que a intervenção dos Estados Unidos, França e Reino Unido na Síria diminuiu as hipóteses de se chegar a uma solução política para o conflito naquele país.