Estudo revela que guerras na Ucrânia e Gaza impulsionam vendas de fabricantes de armas
As vendas totais das 39 empresas norte-americanas entre as cem maiores atingiram 334 mil milhões de dólares (290 mil milhões de euros), um aumento de 3,8%.
As vendas totais das 39 empresas norte-americanas entre as cem maiores atingiram 334 mil milhões de dólares (290 mil milhões de euros), um aumento de 3,8%.
Os cinco maiores gastadores militares - EUA, China, Rússia, Alemanha e Índia - foram responsáveis por 60% do total global, com despesas combinadas de 1,635 biliões de dólares.
Newsletter de quinta-feira
A China tem atualmente cerca de 500 bombas nucleares, revela um relatório. Paulo Batista Ramos explica como o objetivo é chegar às seis mil bombas nucleares, objetivo partilhado com a Rússia e os Estados Unidos.
Os nove Estados que possuem armas nucleares – Rússia, Estados Unidos, França, Índia, China, Israel, Reino Unido, Paquistão e Coreia do Norte – modernizaram todos os seus arsenais nucleares e vários deles instalaram em 2023 novos sistemas.
Valor chegou aos 2.036 mil milhões de euros. À escala mundial, trata-se do oitavo ano consecutivo de aumento do investimento no setor da Defesa.
Rússia pode estar a usar o TOS-1, que lança explosivos capazes de destruir edifícios, fortalezas de campanha e bunkers.
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros recordou, na escola de quadros da Juventude Popular, em Peniche, que "não há memória de uma separação na União Europeia".
Entre 2013 e 2017 houve um crescimento de 10%.
A nível mundial, as vendas de armas aumentaram 10% no período 2013-2017, mantendo-se os EUA como o principal exportador, com 34% do mercado.
Plano prevê aumentar o número de aviões de combate e de navios.
O Instituto Internacional de Investigação sobre a Paz (SIPRI) anunciou esta terça-feira que as despesas militares no mundo aumentaram em 2015 em consequência da multiplicação das tensões depois de quatro anos de descidas