
Função pública em greve: Frente Comum espera elevada adesão
Saúde, educação e serviços centrais, nomeadamente tribunais, Segurança Social e repartições de finanças deverão ser os setores mais afetados pela greve desta sexta-feira.
Saúde, educação e serviços centrais, nomeadamente tribunais, Segurança Social e repartições de finanças deverão ser os setores mais afetados pela greve desta sexta-feira.
Serão afetados "serviços centrais da administração pública, as autarquias locais, serviços de saúde, entre outros, porque as reivindicações são justíssimas", diz líder sindical.
Investigação tem como foco corrupção passiva, peculato e abuso de poder de altos responsáveis de serviços centrais da Administração Pública do Estado.
São investigados possíveis crimes de "corrupção passiva, peculato e abuso de poder imputáveis, indiciariamente, a altos responsáveis de serviços centrais da Administração Pública do Estado".
A investigação diz respeito a suspeitas de corrupção através de ajustes directos feitos por várias autarquias a militantes partidários
Na comemoração do primeiro aniversário desde a eleição de Pablo Forero, a comissão de trabalhadores lançou elogios à sua forma de trabalhar. O órgão representativo dos funcionários não vê, contudo, grandes mudanças. E pede um aumento salarial.
Tinham acesso ao sistema dos serviços centrais.
Na sequência da integração do Popular, o grupo Santander empreendeu uma reestruturação que, em Espanha, passou pelo recurso a uma espécie de despedimento colectivo.
Além dos 200 empregos que já estão a ser cortados, os CTT querem reduzir mais 800 postos de trabalho nos próximos três anos.
Os cortes previstos, pós-fusão do Bankia com o Banco Mare Nostrum, correspondem a cerca de 14% do total do efectivo de trabalhadores das duas instituições, que ascende a 17.353 pessoas.
São cerca de 1.100 saídas as que estão programadas nos serviços centrais do Santander após a integração do Popular em Espanha. O número configura uma redução face às primeiras indicações. A integração ainda não chegou a Portugal.
O jornal Cinco Días noticia que a banca espanhola se prepara para realizar despedimentos, sendo que entre as instituições que vão proceder a uma reestruturação está o Santander que em Junho absorveu o Banco Popular.
Em 2018 o Governo vai apresentar um plano de relocalização dos tribunais do Campus de Justiça de Lisboa. O compromisso consta do relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2018, mas eventuais saídas só acontecerão em 2019.
O Banco de Portugal recebeu, no primeiro semestre deste ano, uma média de 42 reclamações por dia.
O Banif foi alvo de medida de resolução a 20 de Dezembro de 2015. Não há balanço de abertura nem resultados de fim de ano. A entidade, esvaziada de activos, espera apresentá-los no "mais breve prazo possível". Já o dizia há mais de um ano.
O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social comprou a antiga sede do Banco Nacional Ultramarino ao Fundo de Pensões da CGD por 50 milhões de euros. Serviços e atendimento vão concentrar-se neste edifício, avança o Público.