
Maioria das entidades afetadas pelo cibertaque à AMA têm serviço reposto
Autoridade Tributária, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e Segurança Social já estão a funcionar.
Autoridade Tributária, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e Segurança Social já estão a funcionar.
Foram também disseminadas campanhas de falsas dívidas a empresas, entre as quais EDP Comercial, CTT, Endesa, Galp, entre outras.
"Mais de 80% das chamadas são atendidas em menos de 15 segundos", assegura coordenador dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Joana Bordalo e Sá, presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), relata que o site já se encontra parcialmente reposto e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) informaram que o bloqueio teve origem numa falha técnica.
Serviços Partilhados do Ministério da Saúde avançam que já foram emitidos mais de 12 milhões de certificados de vacinação, a que se juntam 450 mil certificados de recuperação e cerca de 1,2 milhões de certificados de testagem.
Serviços Partilhados do Ministério da Saúde reconhecem a existência de problemas técnicos na emissão dos certificados digitais covid-19, recomendando o portal SNS 24 para os emitir.
O grupo de trabalho é constituído por representantes dos gabinetes dos secretários de Estado Adjunto e da Saúde, da Administração Interna e da secretária-geral do Ministério da Administração Interna, além do envolvimento de outros serviços do Ministério da Saúde, designadamente a Direção-Geral da Saúde e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde revelam que 2,6 milhões de pessoas já descarregaram a aplicação.
Marta Temido diz que a distribuição de testes é feita a partir de ordens de transferência emitidas pelos serviços partilhados do Ministério da Saúde e do Infarmed e que decorrem dos pedidos reportados pelas regiões.
Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde considera que esta nova funcionalidade será especialmente útil nos casos de consultas ao domicílio ou quando o médico se encontra longe do doente.
O Ministro das Finanças deu luz verde para comprar nova tecnologia que substitua o sistema que desde 2014 interliga todos os organismos e serviços do sector da Saúde. A despesa vai ser dividida por quatro anos.
Henrique Martins, presidente da empresa Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), garantiu em entrevista à TSF e Dinheiro Vivo que a entidade pública permite poupar dinheiro ao Estado, mas pensa na internacionalização.
A secretária de Estado dá dois meses para grupo de trabalho apresentar plano de acção.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde vão lançar um projecto-piloto com 700 médicos de família em que os clínicos vão trocar e-mails directamente com os seus doentes, disse o presidente desta entidade em entrevista ao jornal i.
O Ministério da Saúde vai obrigar todos os serviços a terem um registo biométrico das presenças, em particular, de médicos e enfermeiros. O objectivo é saber quem e onde está de escala - com que especialidade -, para melhorar a gestão das urgências.
Os pagamentos em atraso no sector público voltaram a aumentar e a culpa é dos hospitais, de acordo com o relatório pós-avaliação da Comissão Europeia. Apesar de o acesso a cuidados de saúde ter melhorado, a viabilidade financeira continua em terreno negativo.