Sábado – Pense por si

Miriam Assor

Os 75 anos do julgamento dos criminosos de guerra nazis

Leia a entrevista à SÁBADO do último procurador vivo que participou no julgamentos de Nuremberga. "A vingança não foi o meu objetivo, mas sim ajudar a criar um mundo onde as pessoas podem viver sob a proteção do Estado de Direito"

Vanda Marques

O que tem de especial a escova de Hitler?

Há ceroulas, metralhadoras e até cápsulas suicidas com veneno. O historiador Roger Moorhouse reuniu tudo e fez um livro que é um retrato diferente do III Reich

Mariana Branco

As avós anti-nazis

As Omas gegen rechts, ou "Avós contra a direita" alemãs, fazem frente ao radicalismo de extrema-direita sem se preocupar com os riscos. São "antifascistas" da terceira idade, dizem.

João Pedro George

Toponímia colonial: as homenagens urbanas a nomes do "Ultramar"

Discute-se o Museu que para alguns não pode ser das Descobertas mas há mais a discutir: Mouzinho de Albuquerque, racista, para quem os negros eram animais selvagens, está, como tantos outros colonizadores, nas ruas, praças e avenidas. Leia o ensaio de João Pedro George.

15
Dulce Neto

A história do livro mais perigoso do mundo

Uma avó embrulhou-o em folhas impermeáveis e enterrou-o no jardim. Podia ter valor. Não se enganou. Escrito em papel oferecido pela nora de Wagner numa cela onde não faltou cerveja, prenda nos casamentos que até os cegos podiam ler, Mein Kampf, o manifesto infame de Hitler, é agora novamente um sucesso

3

O livro maldito de Hitler para nunca esquecer o horror do nazismo

A SÁBADO lança uma edição anotada, em dois volumes, de um dos livros mais polémicos e malditos de todos os tempos: Mein Kampf, do ditador nazi Adolf Hitler."Porquê então ressuscitar Mein Kampf?", pergunta o historiador D. C. Watt que responde: "Para podermos perceber e reconhecer" os inimigos da democracia

Objectos de Hitler vão ser leiloados

Vários objectos que perteceram ao ditador alemão Adolf Hitler vão ser leiloados, noticia esta terça-feira o jornal Bild. Um candeeiro de pé por 50 mil euros ou um par de óculos a 4800 são alguns dos artigos que podem ser adquiridos.

Delfim de Hitler exumado e cremado por causa de neonazis

As ossadas do dirigente nazi Rudolf Hess foram exumadas, cremadas e atiradas para um lago cuja localização não foi divulgada pelos responsáveis do cemitério de Wunsiedel, uma cidade da Baviera que pretende acabar com as peregrinações de partidários do nacional-socialismo à campa do homem que chegou a ser o delfim do ditador alemão Adolf Hitler.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)