
Bayer e BASF condenadas a pagar 244 milhões de euros a agricultor nos EUA
Empresas foram condenadas a pagar uma indemnização de 244 milhões de euros a agricultor que se queixava de o pesticida Dicamba lhe ter destruído os pomares de pêssego.
Empresas foram condenadas a pagar uma indemnização de 244 milhões de euros a agricultor que se queixava de o pesticida Dicamba lhe ter destruído os pomares de pêssego.
Antes, por razões similares, o grupo foi condenado a pagar indemnizações de 81 milhões de dólares, em março último, e 290 milhões de dólares, em agosto do ano passado.
A compra da Monsanto por parte da Bayer está a revelar-se dispendiosa. Uma nova decisão judicial determinou que a Bayer pague 80 milhões de dólares a um homem que terá tido cancro devido à utilização do herbicida Roundup. As ações estão a deslizar para novos mínimos de 2012.
O herbicida Roundup usado pela farmacêutica alemã é a causa do linfoma não-Hodgkins diagnosticado a Edwin Hardeman, considerou o júri norte-americano.
Depois de uma mão cheia de sessões no verde, que determinou o maior ciclo de ganhos do último mês e meio, a Europa resvalou para terreno negativo, com a praça alemã em destaque. Já o petróleo vive um momento positivo dada a queda das reservas dos EUA.
A bolsa nacional recuou e acompanhou o sentimento negativo que imperou no resto da Europa, no dia em que os investidores estão focados na Fed para perceberem se serão dados sinais sobre o futuro da política monetária dos EUA.
O herbicida Roundup foi considerado na terça-feira um "fator substancial" no cancro desenvolvido pelo septuagenário Edwin Hardeman, de acordo com um júri norte-americano.
As ações mundiais registaram ontem a sétima sessão consecutiva de ganhos e atingiram máximos de outubro do ano passado. Hoje corrigem com os investidores a aguardarem com cautela os resultados da reunião da Fed.
José Moreira Rodrigues esteve exposto ao glifosato quando era jardineiro da Câmara.
Na segunda-feira à noite, um juiz dos Estados Unidos reduziu a indemnização paga à Monsanto em mais de 200 milhões de dólares, para 78 milhões, mas confirmou a fundamentação da sentença lida no verão em São Francisco.
A condenação da Monsanto no caso do herbicida Roundup levou os processos contra a empresa a aumentarem de 5.200 para 8.000.
As acções da Bayer estão novamente a afundar, a reflectir os desenvolvimentos em torno do herbicida Roundup. O valor de mercado da Bayer encolheu em 16 mil milhões de euros desde o início da semana.
Os porta-vozes recusaram comentar a condenação da multinacional Monsanto e recordaram que os países têm liberdade de proibir a sua utilização.
Os títulos da farmacêutica alemã já desceram quase 12% para cotarem no valor mais baixo em mais de dois anos.
A Monsanto foi condenada a uma indemnização milionária a um jardineiro que contraiu cancro. Vai recorrer da multa.
Uma sentença de um tribunal confirmou os perigos do produto Roundup, comercializado pela agroquímica Monsanto.