
Cerca de 62% dos detentores de registo de AL fizeram prova de atividade
Lisboa, Porto e Albufeira têm o maior número de registos. Mais de 45.700 detentores de Alojamento Local não apresentou declaração.
Lisboa, Porto e Albufeira têm o maior número de registos. Mais de 45.700 detentores de Alojamento Local não apresentou declaração.
Em 2014 existiam 14 mil registos de alojamento local. Este ano, o número de estabelecimentos desta natureza subiu para 77 mil.
Este domingo, entrou em vigor o diploma que permite às Câmaras Municipais e às assembleias de condóminos intervirem na autorização do alojamento local, permitindo a fixação de "áreas de contenção".
Faro, Lisboa e Porto são os distritos com mais alojamento local.
Diploma permite a fixação de "áreas de contenção" para "preservar a realidade social dos bairros e lugares".
São necessários entre seis e dez anos para recuperar o investimento, apontam.
Projecto de lei do PS defende a obrigatoriedade de a assembleia de condóminos autorizar o titular da exploração do estabelecimento a exercer a actividade numa fracção do prédio.
O alojamento local passou de cerca de 13 mil estabelecimentos registados até 2014 para mais de 55 mil espaços agora existentes por todo o país.
Novas regras obrigaram os donos destes estabelecimentos a legalizar a sua situação, registando as propriedades.
Chama-se Lisbon Apartments e é, em números, a empresa que mais unidades de alojamento local explora na cidade de Lisboa. À semelhança do que acontece com a maioria das empresas na área, todos os seus imóveis são arrendados. O sector sublinha que estes casos são uma minoria no panorama global do alojamento local.
O INE divulgou os dados de hóspedes e dormidas no alojamento local. É um número que permite traçar um peso desta forma de acomodação a turistas. Contudo, face aos registos no RNAL, há um fosso assinalável quanto ao número de unidades consideradas pelo INE.
A Associação da Hotelaria de Portugal encomendou um estudo para perceber o impacto do alojamento local. Agora, o seu presidente diz que é "urgente" leis mais apertadas para a actividade concorrente.
A maioria das unidades de alojamento local já está registada, cumprindo com a legislação em vigor. Contudo, se comparados o número de registos com os anúncios online, persistem as discrepâncias. O impacto também se faz sentir nos preços do metro quadrado.
Decorre uma operação de combate à economia paralela.