
BE quer permitir dedução dos juros do crédito à habitação no IRS
A coordenadora do BE considerou que essa dedução deve ser "uma medida prioritária", tendo em conta "o peso que as prestações têm nos rendimentos das famílias" atualmente.
A coordenadora do BE considerou que essa dedução deve ser "uma medida prioritária", tendo em conta "o peso que as prestações têm nos rendimentos das famílias" atualmente.
Luís Montenegro tem muito por onde escolher ministros e secretários de Estado, entre independentes, dirigentes sociais-democratas e repetentes.
Os contribuintes vão ainda poder, de 16 a 31 de março, consultar as despesas dedutíveis e reclamar das faturas/despesas gerais familiares.
A verificação e confirmação das faturas que vão servir de base ao cálculo das deduções no IRS é um dos passos para a preparação da entrega da declaração anual do imposto.
Catarina Martins anunciou o sentido de voto do partido na proposta do Orçamento do Estado para 2022, que vai a votação na generalidade na quarta-feira.
O primeiro processo de debate parlamentar do OE2022 decorre entre 22 e 27 de outubro, dia em que será feita a votação, na generalidade. A votação final global está agendada para 25 de novembro.
Valores no Portal das Finanças para eventual reclamação ficam depois disponíveis até ao último dia deste mês.
Em causa estão contribuintes que iniciaram em 2014 uma atividade empresarial ou profissional, que foram tributados em 2015 pelo regime simplificado.
Os casais que cumprem todos os requisitos para serem abrangidos pelo IRS automático verão o fisco calcular-lhes o imposto pelo regime da tributação em separado caso não validem nem recusem esta declaração durante o período de entrega do IRS.
A declaração automática de IRS que a AT disponibilizará este ano a cerca de 3,2 milhões de contribuintes começa por corresponder a uma declaração provisória e mantêm-se neste estado durante os três meses do prazo para a sua entrega.
Depois de PSD, BE e PCP terem aprovado propostas para baixar o adicional ao imposto sobre produtos petrolíferos, o CDS traz o tema para o debate do Orçamento na especialidade.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou esta sexta-feira que o eleitoralismo do PS na proposta de Orçamento do Estado para 2019 foi cumprir todas as metas e promessas, que se traduzem na estabilização do sistema financeiro português.
A poucos dias da apresentação da proposta do Orçamento do Estado para 2019, medidas como a necessidade de pedir dispensa para o fim do PEC, a redução do IVA das perucas para doentes oncológicos ou planos de poupança florestal começam a ser conhecidas.
Num ambiente global marcado pela competitividade é comum afirmar-se que, para um investidor, tão importante como saber se os tributos são muitos e elevados é confiar que são e serão aqueles, com o peso e medida que à data da ponderação se apresentam.
Rejeitando uma proposta orçamental eleitoralista, o ministro das Finanças garante que o Orçamento do Estado para 2019 será "responsável" e "em linha" com as previsões do Governo já inscritas no Programa de Estabilidade enviado em Abril para Bruxelas.
Sobre aumentos para os funcionários públicos, afirmou apenas que decorrem negociações.