
Metade dos doentes indicados para paliativos no privado ou social morreram sem vaga
Apenas o Alentejo apresenta uma oferta de cuidados paliativos superior ao limiar mínimo recomendado.
Apenas o Alentejo apresenta uma oferta de cuidados paliativos superior ao limiar mínimo recomendado.
"Vem dar respostas estruturais aos problemas que os portugueses sentem no seu dia-a-dia, no contacto com o SNS", afirmou o primeiro-ministro.
Não antevê uma derrota do partido a que preside. Foge à pergunta sobre se votaria no CDS de Nuno Melo. A Rui Rio, com quem quer coligar-se, atribui para já um mediano 10 como potencial primeiro-ministro. E não quer acordo com Ventura.
"Este Governo e este primeiro-ministro são uns empatas, Portugal não sai do sítio, não sai da cepa torta e por isso é que temos 21 países a crescer mais do que nós na União Europeia", acusou.
Relatório do Observatório Português dos Cuidados Paliativos indica que faltam mais de 400 médicos e 2.000 enfermeiros na rede nacional destes cuidados.
No passado dia 6 de Setembro, por via de uma portaria soubemos da opção de excluir da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados doentes com necessidades paliativas. E é inevitável a perplexidade.
A área da Saúde terá mais 239 milhões de euros em 2018 para financiar as suas actividades do que o estimado para este ano. Esse montante servirá para construir novos centros de saúde e lançar o concurso público do novo hospital de Lisboa.
Foram criadas camas pediátricas nesta rede e não existiam doentes a aguardar vaga nesta tipologia.
Os exames médicos de diagnóstico e a entrada nos cuidados paliativos vão ter um prazo limite de resposta definido na lei
Uma rede de prestação de cuidados a pessoas com doenças graves ou incuráveis, integrada no Serviço Nacional de Saúde, vai estar a funcionar a partir de 2013, segundo a lei de bases publicada esta quarta-feira em Diário da República.