
Termina hoje prazo de candidatura a concursos de professores
Este ano, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) vai abrir 11.056 vagas, das quais 5.623 serão disponibilizadas para os quadros de zona pedagógica.
Este ano, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) vai abrir 11.056 vagas, das quais 5.623 serão disponibilizadas para os quadros de zona pedagógica.
A vinculação dinâmica prevê a vinculação dos docentes à medida que acumulem o equivalente a três anos de serviço.
Por agora – reitero – vigora ainda a ditadura da antiguidade. Na autocracia do tempo que se arrasta, o potencial de cada professor para trabalhar numa escola nada mais é do que um número num Excel.
A quase monopolização das notícias sobre Educação pela legítima reivindicação da reposição do tempo de serviço e pelo problema da falta de professores impediram que se desse atenção ao triplo virar de página que hoje pretendo evidenciar.
Ex-primeiro-ministro pediu ao Presidente da República para entregar a Luís Montenegro 50 páginas com os projetos do Governo que ficaram por realizar e as obras feitas (literalmente) até ao último dia.
O diploma indica que a abertura de vagas nos quadros de escola tem em conta as necessidades que foram manifestadas pelas escolas públicas até ao início de cada ano letivo, nos últimos três anos, de correspondentes a horários anuais e completos.
João Costa justifica as cerca de 2.600 vagas por preencher recordando que no concurso do próximo ano, que vai permitir a vinculação dos professores a quadros de escola, os docentes deverão concorrer a todo o país.
Só este ano o Ministério da Educação abriu 137 vagas de quadro para docentes de Educação Moral Religiosa e Católica. Associação Cívica República e Laicidade fala em "discriminação" e "privilégio".
As reuniões, confirmadas pelo Ministério, realizar-se-ão em mesa única e incidirão sobre um novo regime de concursos, mas também outras matérias que têm estado no centro das reivindicações dos professores, como a contagem integral do tempo de serviço.
É a quarta ronda negocial para a revisão do regime de recrutamento e mobilidade de pessoal docente. Ministro da Educação e secretário de Estado vão sentar-se à mesa com todas as organizações.
Ministério da Educação e sindicatos de professores retomam as negociações esta quarta e quinta-feira. Saiba o que está em causa.
Os técnicos lecionam as disciplinas de interpretação, voz e movimento nos cursos de Interpretação nas escolas secundárias.
Provedor de Justiça considerou que a repetição prejudicaria o ano escolar
José de Faria e Costa ressalva que repetição do processo prejudicaria arranque do ano escolar.
Dos 17.263 horários a concurso, 10.826 já foram atribuídos a docentes dos quadros de escola ou de zona pedagógica.