
Jovens terão de optar entre IRS Jovem ou devolução das propinas
O prémio salarial de valorização das qualificações corresponde à devolução das propinas e destina-se a jovens até 35 anos que residam e trabalhem em Portugal.
O prémio salarial de valorização das qualificações corresponde à devolução das propinas e destina-se a jovens até 35 anos que residam e trabalhem em Portugal.
Não estão, no entanto, "a ser aceites novos pedidos para o prémio salarial de valorização das qualificações".
"Consideram-se elegíveis os jovens trabalhadores que legalmente apresentem declaração do IRS conjunta com outros sujeitos passivos, designadamente com ascendentes", refere a proposta do PAN, agora aprovada.
O prémio salarial de valorização das qualificações, que corresponde à devolução do valor das propinas, já começou a ser pago pelo Autoridade Tributária (AT), mas há candidatos que ainda estão a aguardar resposta ao pedido.
Prémio salarial já foi pedido através do Portal ePortugal por mais de 165 mil jovens.
Prémio salarial, destinado aos jovens até 35 anos, pode ser pedido até 31 de maio.
Para ter direito ao prémio salarial, os jovens trabalhadores terão de preencher um formulário que ficará disponível no Portal ePortugal, explicou à SÁBADO o Ministério das Finanças.
Ainda falta o formulário que dá acesso ao "prémio salarial" e que, segundo um fiscalista, será feito "para não funcionar".
As três greves agendadas pelos trabalhadores foram desconvocadas depois de um acordo com o Governo que prevê "uma pequena atualização" do prémio salarial.
O aumento na escolaridade entre gerações é o mais alto dos países da OCDE mas mesmo entre os jovens continua abaixo da média dos países desenvolvidos. Habilitações escolares são assimétricas e decisivas nos salários.
Ao fim de 14 dias de greve, a maior mina de cobre do mundo, no Chile, retomou hoje a laboração, depois de a direcção e os mais de dois mil trabalhadores terem chegado a acordo sobre um prémio salarial.