Sábado – Pense por si

José Cabeça espera qualificar-se para as Taças do Mundo, pelo que só deverá voltar a Portugal em maio. "Temos de fazer sacrifícios"
Carlos Torres

José Cabeça: "O Michael Phelps ganhou oito medalhas a treinar todos os dias. Não posso fazer menos do que isso"

Sonhava com os Jogos Olímpicos desde criança, aprendeu a esquiar sozinho e nos próximos Jogos de Inverno, que começam dia 6, espera ficar no top 40. À SÁBADO, ele fala dos treinos na neve na Noruega ou nas estradas do Dubai e do Alentejo (a fazer roller ski) e ainda dos muitos sacrifícios que tem de fazer. Afinal, desde os 16 anos que não tem um único dia de férias.

Nomeações dos Óscares revelam um aumento de mulheres candidatas
Máxima

Os Óscares estão mais femininos, mas ainda não chega

As recentes nomeações aos Óscares mostram um aumento no número de mulheres nomeadas. Ainda assim, estamos longe de uma igualdade de género e a previsão é que os discursos continuem a ser mais masculinos. Não deixa de ser frustrante esta abertura ao cinema do mundo com filmes do Brasil, Irão e Noruega não contribuir para a tão esperada redução do fosso entre homens e mulheres.

A lagartixa e o jacaré

Citações para 2026

"Na vida de hoje, o mundo só pertence aos estúpidos, aos insensíveis e aos agitados. O direito a viver e a triunfar conquista-se hoje quase pelos mesmos processos por que se conquista o internamento num manicómio: a incapacidade de pensar, a amoralidade e a hiperexcitação".

3
Impacto humano
Gonçalo Câmara

Dentro daquilo que procuramos fora

Gonçalo Câmara realça que a viagem talvez seja apenas um movimento em direção ao que nos ultrapassa. Procuramos o que não se deixa possuir

Nas viagens, a procura por lugares calmos e silenciosos vai aumentar
Susana Lúcio

O que vamos todos fazer em 2026

Iremos regressar às tascas e tabernas, tentaremos escapar à IA nas redes sociais, vamos vestir rendas e decorar a casa em tons de branco.

Ana e José não precisaram de convidados para oficializar a sua relação
Mónica Baltazar

Quando menos é mais, na hora de casar

Casamentos com 200 pessoas e convidados que os noivos não conhecem dão lugar a cerimónias intimistas, simbólicas e com vários rituais. Histórias de casais que escolhem viver o dia com menos festa

6
Mónica Baltazar

A nova moda dos microcasamentos

Bodas com 200 convidados dão lugar a cerimónias minimalistas, simbólicas e com rituais. Histó rias de pessoas que escolhem viver o dia com festa comedida.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30